Por causa da questão da velocidade e do consumo de memória, o Ubuntu está repensando sua estratégia de compactação Initramfs.
Zstandard é um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido por Yann Collet no Facebook e o Zstd é a implementação de referência em C. A versão 1 desta implementação foi lançada como software livre em 31 de agosto de 2016.
Enquanto o Ubuntu mudou de LZ4 para Zstd para compactar seus initramfs, eles agora estão descobrindo que foram muito agressivos ao padronizar para Zstd com o nível de compactação mais alto de 19.
Devido a preocupações com a velocidade e o consumo de memória, eles estão tentando reduzir o nível de compactação do Zstd.
Ubuntu está repensando sua estratégia de compactação Initramfs
Sim. O Ubuntu está repensando sua estratégia de compactação Initramfs. O Ubuntu mudou do LZ4 em seu nível máximo de compressão de 9 para o Zstd, que é maravilhoso, e tem um nível máximo de 19. Mas com esse nível de compactação mais alto, eles descobriram que a descompressão do initramfs é muito lenta e consome muita memória.
Em particular, para dispositivos de baixo custo e hardware integrado como o Raspberry Pi Zero com apenas 512 MB de RAM, ele simplesmente trava.
Assim, os desenvolvedores do Ubuntu têm reavaliado seu nível de compactação Zstd e observado o impacto do tempo/compactação/tamanho do arquivo com a redução do nível de compactação.
O pensamento atual expresso por Julian Andres Klode da Canonical é usar o nível mais baixo de um para hardware com 512 MB ou menos, algum nível de compressão para outro hardware e Zstd 19 para construção de imagem.
Encontrar a combinação certa entre a troca adequada de memória/desempenho/tempo ainda está sendo determinada, mas deve ser resolvida bem a tempo para o Ubuntu 22.04 LTS.
O estado atual desta avaliação de compressão initramfs foi estabelecido no ubuntu-devel.