Ubuntu está disponível na loja do Windows? Sim, é verdade!

Agora não é mais um anuncio ou boato, é fato, pois realmente o Ubuntu está disponível na loja do Windows e qualquer usuário pode instalar.


Conforme anunciado anteriormente, a Microsoft está mesmo levando várias distribuições Linux populares para o Windows. E o Ubuntu, é o primeiro a chegar a loja.

Ubuntu está disponível na loja do Windows? Sim, é verdade!
Ubuntu está disponível na loja do Windows? Sim, é verdade!

A comprovação de que o Ubuntu está disponível na loja do Windows pode ser vista na listagem da Windows Store, que já mostra o Ubuntu, ao menos nos Estados Unidos, no Reino Unido, e presumivelmente, na maioria dos outros lugares do mundo.

Ubuntu está disponível na loja do Windows? Sim, é verdade!

Sim, é verdade. Ubuntu está disponível na loja do Windows. Ou seja, os usuários do Windows que executam a versão mais recente do Windows 10 Insider Preview (e usuários regulares do Windows 10, a partir de setembro) podem, com apenas alguns cliques, baixar e instalar o Ubuntu como um “aplicativo”.

Para instalar o Ubuntu no Windows 10 é preciso estar usando uma versão de 64 bits do sistema da Microsoft. A versão disponibilizada para o Windows 10 é o Ubuntu 16.04 LTS, que na Windows Store é a versão 16.0.4.0. Esse sistema é baseado nos pacotes do dia 19/06/2017. Por ser baseada numa versão LTS, os usuários desta versão do Ubuntu terão suporte até 2021.

A descrição da loja diz que: “O Ubuntu no Windows permite usar o Ubuntu Terminal e executar os utilitários de linha de comando Ubuntu, incluindo bash, ssh, git, apt e muito mais”.

O Fedora e o OpenSUSE também serão encaminhados para as prateleiras da Windows Store, já que a Microsoft disse que o WSL (Windows Subsystem for Linux) foi projetado para ser independente de distribuição, para permitir que várias distros sejam executadas ao mesmo tempo.

Ubuntu está disponível na loja do Windows? Sim. Mas não é o Ubuntu?

A confirmação da disponibilidade do Ubuntu na loja do Windows é importante. Mas não se empolgue tanto com isso. Lembre-se: essa é uma ferramenta para desenvolvedores.

Embora a novidade permita que qualquer usuário possa inicializar o Windows 10 e “instalar” o Ubuntu 16.04 LTS a partir da Windows Store, o procedimento não instalará uma distribuição Linux completa, pelo menos, não como a que usamos em nossos computadores.

Acontece que nessa instalação não há nenhum ambiente de desktop gráfico, nenhum servidor de exibição e nenhum pacote pré-carregado de aplicativos X11 prontos para usar. (Mas já teve gente tentando fazer isso).

Em vez disso, o que a instalação entrega é um ambiente de linha de comando com todas as vantagens que o Ubuntu tem para oferecer. Como tal, este “aplicativo” destina-se a desenvolvedores que desejam ter acesso ao núcleo do sistema e as ferramentas Ubuntu, mas sem o incômodo de executar uma inicialização em dual boot no PC.

Portanto, se você está usando o Windows 10 e quer instalar o Ubuntu nele, veja se é isso que você realmente precisa, e só então faça a instalação.

Quer conferir mais detalhes? Acesse esse link

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.