Alardeado pela Canonical como um desktop Ubuntu imutável e baseado em snap, o Ubuntu Core Desktop não será lançado junto com o Ubuntu 24.04.
No ano passado, a Canonical anunciou que estava desenvolvendo uma versão imutável e totalmente instantânea do Ubuntu para usuários domésticos chamada Ubuntu Core Desktop (a versão existente do Ubuntu Core é para uso IoT/embarcado).
Além disso, os engenheiros que trabalham na empresa disseram que o objetivo era disponibilizar a primeira versão do Ubuntu Core Desktop para download em abril, lançada junto com o Ubuntu 24.04 LTS.
Agora, o Ubuntu Core Desktop não será lançado junto com o Ubuntu 24.04 LTS em abril, como originalmente esperado.
Ubuntu Core Desktop não será lançado junto com o Ubuntu 24.04
Sim. O Ubuntu Core Desktop não será lançado junto com o Ubuntu 24.04. Para ser claro: o Ubuntu Core Desktop não seria um download padrão recomendado no início (para que ninguém entre em pânico), mas uma versão formal de visualização pública que os usuários interessados poderiam escolher usar.
Infelizmente, esses planos falharam. Nas palavras de Tim Holmes-Mittra, da Canonical:
“[Ubuntu Core Desktop] não será lançado até 24.04 e, infelizmente, não posso fornecer uma data até que tenhamos resolvido os problemas que precisam de resolução – queremos que a experiência do usuário seja excelente e isso vai levar tempo.”
Nenhum outro detalhe é fornecido sobre quais “problemas” exatos precisam ser resolvidos, mas dado o uso de problemas (plural), há uma miríade de bugs/dificuldades em jogo e não apenas uma coisa específica que eles podem se concentrar em resolver.
Construir um desktop Ubuntu imutável e baseado em snap nunca foi uma tarefa trivial. Atrasos, solavancos e confusões eram quase garantidos – na verdade, teria sido mais estranho se não tivessem surgido.
O Ubuntu Core Desktop é composto de aplicativos instantâneos para aplicativos de desktop, aplicativos de sistema, pilhas de tecnologia (como impressão e rede), o ambiente de desktop, o sistema central, incluindo kernel Linux e drivers gráficos, e o carregador de inicialização – muitas peças interconectadas.
A notícia pode decepcionar aqueles que assistiram à entusiástica apresentação no Ubuntu Core Desktop de Till Kamppeter da Canonical no FOSDEM 2024, no início de fevereiro – que até tinha uma versão em execução para as pessoas verem em ação.
Não que você precisasse estar lá para experimentar.
No desenvolvimento do Ubuntu Core Desktop, o progresso é rápido. E a experiência geral já é surpreendentemente utilizável – não é perfeita, mas tende na direção certa.
O que faz com que a notícia deste “atraso” – embora, mais uma vez, Abril nunca tenha sido uma garantia, apenas um objectivo – é ao mesmo tempo surpreendente e decepcionante.
Quanto mais cedo esta construção for lançada de maneira formal, mais cedo poderemos experimentá-la, testá-la e ajudar a melhorá-la. Mesmo assim, resolvi transmitir esse adiamento temporário.
Mas será que o momento poderia realmente funcionar da melhor maneira? Ubuntu atinge um marco importante em outubro. Anunciar o primeiro lançamento do desktop Ubuntu de “próxima geração” naquela data, Seria bastante apropriado!