Ubuntu Core 22 beta lançado com suporte ao PiBoot, e mais

E foi lançado o Ubuntu Core 22 beta para IoT com suporte ao PiBoot, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Ubuntu Core é uma versão mínima e em contêiner do sistema operacional Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), mas projetada para IoT (Internet das Coisas) e dispositivos embarcados.

Agora, a Canonical anunciou a versão beta do próximo sistema operacional Ubuntu Core 22 para IoT (Internet das Coisas) e dispositivos embarcados.

Ubuntu Core 22 beta lançado com suporte ao PiBoot, e mais

Ubuntu Core 22 beta lançado com suporte ao PiBoot, e mais
Ubuntu Core 22 beta lançado com suporte ao PiBoot, e mais

Chegando quase um ano e meio após o Ubuntu Core 20, o Ubuntu Core 22 se baseia nos padrões de segurança já existentes do sistema operacional Ubuntu Core e promete novos recursos, como recursos de remodelação para permitir que os usuários alterem os IDs dos dispositivos para que possam ser renomeados, remodelado ou atribuído a um Snap Store diferente.

Ele também traz suporte para conjuntos de validação para ajudar os usuários a garantir que apenas aplicativos Snap específicos sejam instalados e que permaneçam em revisões fixas (opcional), a capacidade de redefinir dispositivos de fábrica, suporte MAAS (Metal as a Service), bem como vários sob -o capô muda para melhorar a velocidade e reduzir a pegada.

Em um post, David Beamonte, gerente de produto da Canonical, disse que:

“O Ubuntu Core, o sabor do Ubuntu otimizado para IoT e dispositivos de borda, agora tem disponível uma versão Beta para o novo lançamento do UC22. Você pode começar a usar o Ubuntu Core 22 Beta se estiver interessado em testar os novos recursos da próxima versão GA.”

Para dispositivos Raspberry Pi, o Ubuntu Core 22 apresenta suporte para PiBoot, um carregador de inicialização Raspberry Pi Zero simples projetado para atuar como o “bootloader de um estágio”, oferecendo várias melhorias de UX, como a capacidade de inicializar a partir de dispositivos externos e melhor suporte para HATs.

A Canonical planeja lançar a versão final do Ubuntu Core 22 nas próximas semanas, mas se você quiser experimentá-lo agora em seus dispositivos IoT e também ajudar os desenvolvedores a resolver quaisquer bugs, você pode baixar a versão beta como pré- imagens construídas a partir daqui.

Atualmente, o Ubuntu Core é compatível com Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4, Raspberry Pi Compute Module 3 (CM3), Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4), Qualcomm DragonBoard, Intel NUC, bem como x86 e x86 KVM genéricos dispositivos e requer pelo menos 384 MB de RAM (512 MB com UEFI Secure Boot e FDE) e 512 MB de armazenamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.