A Canonical anunciou o lançamento do Ubuntu Core 18, O Ubuntu 18.04 LTS para IoT. Confira os detalhes dessa importante atualização.
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Biplanes Revival no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
O Ubuntu Core é uma versão simplificada do popular sistema operacional Ubuntu Linux, projetado para ser instalado em todos os tipos de dispositivos embarcados.
Ele foi criado pela Canonical para reduzir os custos de manutenção de segurança e o risco de desenvolvimento de software, devido ao uso do revolucionário formato de pacote universal da empresa, o Snap.
Lançado Ubuntu Core 18 – O Ubuntu 18.04 LTS para IoT
Agora, a Canonical anunciou a disponibilidade oficial do sistema operacional Ubuntu Core 18 para o ecossistema IoT (Internet of Things) e dispositivos embarcados, que é baseado na série Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).
Com o Ubuntu Core 18, a Canonical dá mais um passo em direção ao seu sonho de construir um ecossistema IoT altamente seguro, permitindo que os clientes criem soluções de IoT seguras e estáveis.
Como dito antes, o Ubuntu Core 18 é baseado na série do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o que significa que ele empresta todos os seus novos recursos e melhorias.
Sobre a atualização, a Canonical disse o seguinte:
“O Ubuntu Core permite uma nova classe de coisas centradas em aplicativos, que podem herdar aplicativos dos ecossistemas mais amplos do Ubuntu e da Snapcraft ou criar aplicativos exclusivos e exclusivos específicos de uma marca ou modelo. Os fabricantes podem ter controle total sobre todos os aspectos das atualizações seus dispositivos, incluindo o agendamento.”
O Ubuntu Core 18 vem com menos pacotes instalados por padrão para minimizar a superfície de ataque e reduzir a frequência e o tamanho das atualizações de segurança, além de fornecer mais armazenamento para aplicativos e dados.
Ele é suportado em uma ampla gama de dispositivos IoT da Dell, Intel, Qualcomm, Samsung, NXP e Rigado.
Ubuntu Core 18 será suportado pelos próximos 10 anos
Alguns meses atrás, durante a conferência OpenStack Summit Berlin 2018, o CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, disse que o principal foco da empresa para implementações do Ubuntu é o Telcos, e que eles suportarão a série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) com atualizações de segurança para 10 anos, até abril de 2028.
Mais uma vez, a Canonical confirmou seu compromisso de oferecer suporte ao Ubuntu 18.04 LTS pelos próximos 10 anos, anunciando que o Ubuntu Core 18 receberá 10 anos de manutenção de segurança de baixo custo na tentativa de suportar implantações industriais e de missão crítica de longo prazo de seu sistema operacional baseado em Linux.
O Ubuntu Core 18 está disponível para download no site da Canonical como imagens binárias para os computadores de placa única Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3, dispositivos alimentados pelo Snapdragon como o DragonBoard 410c, assim como o Intel NUC.
O Ubuntu Core 18 também pode ser instalado em sua estação de trabalho no KVM.
O que está sendo falado no blog
- Brilho da tela: como instalar Brightness Indicator no Ubuntu
- Como instalar o jogo Chromium B.S.U. no Linux via Flatpak
- Painel e lançador Unity no topo de janelas do Wine? Veja como resolver
- Hardware open source: instale o editor Fritzing no Ubuntu
- Como instalar o editor markdown Mark Text no Linux via Flatpak
- Canonical Multipass para Windows lançado! Confira!
- Lançado Ubuntu Core 18 – O Ubuntu 18.04 LTS para IoT
- Como instalar o Mono no Ubuntu, Debian e derivados
- Microsoft confirmou que o Windows Phone está morto
- Parrot 4.5 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar
- Descoberto um exploit para iOS 12.1.2 no iPhone XS