A equipe de design da Canonical do Ubuntu compartilhou designs do seu novo instalador de desktop. Confira os detalhes dessa primeira prévia.
Os designs para o novo instalador do Ubuntu foram compartilhados pela equipe de design da Canonical, dando-nos nossa primeira visão adequada do que está reservado para este elemento crítico do sistema.
Ubuntu compartilhou designs do seu novo instalador de desktop
Como você provavelmente já deve saber, o instalador renovado do Ubuntu aproveita as novas tecnologias que sustentam sua ferramenta de configuração de servidor, e sua IU é feita usando Flutter, a estrutura de IU baseada na web de código aberto do Google.
Segundo o (agora ex) líder de desktop do Ubuntu Martin Wimpress explicou de volta em fevereiro:
“Consolidar o instalador para servidor e desktop em tecnologias comuns significará que podemos oferecer uma experiência de instalação consistente e robusta em toda a família Ubuntu e concentrar nossos esforços em manter uma única base de código.”
Direi antecipadamente: os designs de UI propostos não são uma mudança radical dos designs de instalador Ubiquity existentes, que têm sido usados pelo desktop Ubuntu desde 2011.
Mas os novos designs são mais limpos e espaçosos do que o assistente de instalação existente, embora algumas páginas possam usar alguma iconografia para permanecerem consistentes.
A ferramenta de configuração renovada inclui um punhado de novos recursos não disponíveis no instalador Ubiquity, incluindo uma nova opção de ‘Reparar instalação’ para consertar as instalações do Borked.
Você também encontrará novas páginas de opções para desativar a inicialização segura, RTS e BitLocker, bem como uma página para testar a integração do Active Directory (quando aplicável).
Percorra cada página do novo instalador na ordem correta na galeria que você vê abaixo, mas POR FAVOR, tenha em mente que este novo instalador está em desenvolvimento ativo.
Claro, nada do que você vê nessas imagens deve ser considerado final e os designs estão sujeitos a alterações.
Embora não haja uma data definida para o novo instalador, imagina-se que o Ubuntu vai querer testá-lo antes de seu próximo lançamento LTS. Isso torna o lançamento do Ubuntu 21.10 um espaço de estreia viável.
Deseja mergulhar e explorar os designs propostos com mais detalhes? Você os encontrará no servidor Ubuntu. Além disso, os tíquetes de emissão para cada página estão abertos no GitHub.
Como sempre, deixe-me saber o que você acha dos designs propostos nos comentários!