Depois de lutar bravamente pra receber o suporte oficial da Canonical, finalmente o Ubuntu Cinnamon já é um sabor oficial.
O desktop Cinnamon foi desenvolvido para a distribuição Linux Mint para trazer de volta a experiência de ter um desktop tradicional com menus.
Já o Ubuntu Cinnamon Remix, como o próprio nome já diz, é um remix do Ubuntu dirigido pela comunidade, combinando o Cinnamon Desktop do Linux Mint com o Ubuntu, embalado com tudo o que você precisa para acompanhá-lo.
A primeira versão do Ubuntu Cinnamon Remix foi lançada em outubro de 2019 e seus desenvolvedores também são responsáveis pela variante Debian com o mesmo desktop.
Dito isso, já tem um bom tempo que esse remix tem trabalhado duro para conseguir o suporte oficial da Canonical.
Mas agora, o Ubuntu Cinnamon já é um sabor oficial de uma das distribuições Linux mais populares.
Ubuntu Cinnamon já é um sabor oficial
A notícia foi revelada num email que Lukasz Zemczak, da equipa de Foundations da Canonical, enviou a Joshua Peisach, líder do projeto até agora conhecido como Ubuntu Cinnamon Remix.
O e-mail, enviado para a lista onde são discutidos futuros lançamentos, diz o seguinte:
“Olá Josué!
Desculpe pela longa espera. Consegui discutir isso com alguns membros da equipe de lançamento e parece que chegamos a um acordo. Bem-vindo aos sabores do Ubuntu!
Inicialmente, pelo menos, gostaria de ser seu ponto de contato – vamos ver no que dá, já que não estamos no mesmo fuso horário. Vamos começar parte do trabalho de integração no início da próxima semana.
Cumprimentos,”
A ideia é que em abril deste ano, ele seja lançado junto com o lançamento do restante das versões oficiais agora renomeado como Ubuntu Cinnamon 23.04 Lunar Lobster.
Na prática, não haverá problemas de compatibilidade entre as versões, pois o Ubuntu Cinnamon usará muitos componentes mantidos na versão oficial: o terminal, o aplicativo de calendário, o centro de software ou a ferramenta de captura de tela.
Como eles apontam, eles são capazes de acompanhar não apenas as atualizações do Ubuntu, mas também as do desktop Cinnamon.
Até o momento, o cronograma de trabalho planejado é:
- 23 de fevereiro: último dia para incorporar novos recursos.
- 16 de março: Último dia para incorporar alterações na interface do usuário.
- 27 de março: último dia para fazer alterações na versão beta.
- 30 de março: Lançamento da versão beta.
- 6 de abril: Último dia para fazer alterações no kernel.
- 13 de abril: último dia para fazer alterações no sistema operacional.
- 20 de abril: Lançamento da nova versão.