Ubuntu Appliance transforma um Raspberry Pi ou PC em um dispositivo IoT

Parte do Ubuntu Core para a Internet das Coisas (IoT), o Ubuntu Appliance Transforma um Raspberry Pi ou PC em um dispositivo IoT. Conheça.

Dispositivos IoT já estão em todos os lugares, em diferentes formas e funcionalidades. Mas, sabia que o seu PC ou o Raspberry Pi pode se tornar um dispositivos IoT.

Recentemente, a Canonical lançou um novo projeto chamado Ubuntu Appliance, que faz exatamente isso.

Ubuntu Appliance Transforma um Raspberry Pi ou PC em um dispositivo IoT

Ubuntu Appliance transforma um Raspberry Pi ou PC em um dispositivo IoT

Basicamente, o Ubuntu Appliance é um projeto do Ubuntu Core para a Internet das Coisas (IoT) com um objetivo em mente: criar dispositivos inteligentes e seguros usando “Imagens de dispositivos especializados que fazem uma coisa: Transformar um Raspberry Pi ou PC em um dispositivo IoT de nível de produção, gratuitamente”.

As imagens do Ubuntu Appliance são compatíveis com computadores, mas também com placas Raspberry Pi. Mais especificamente, com a placa Raspberry Pi 2 ou superior, mas a Canonical menciona que a melhor experiência será notada se a usarmos em um Raspberry Pi 3 B+ ou 4.

É possível instalá-las em uma placa raspberry se usarmos as imagens pré-fabricadas que podem ser gravadas em cartões microSD usando ferramentas como Etcher ou o Raspberry Pi Imager oficial.

No momento, no lançamento, existem 5 aparelhos (traduzidos como “gadget”):

  • Bloqueador de anúncios AdGuard;
  • Automação residencial OpenHAB;
  • Plex media server;
  • MQTT mosquito server;
  • O aplicativo de nuvem privada Nextcloud.

Todos esses “gadgets”, “aplicativos” ou dispositivos estão disponíveis como pacotes Snap, que podem ser executados no Ubuntu Core 18, mas serão atualizados ainda este ano para funcionar no Ubuntu Core 20.

Como muitos de vocês já devem saber, pacotes Snap são pacotes de nova geração isolados em contêineres e que contêm todo o software necessário e suas dependências no mesmo pacote.

O próprio núcleo do ubuntu é fácil e vem com dez anos de suporte garantido. Pacotes de snap adicionais podem ser instalados pelo usuário para uso nos dispositivos.

Embora tenham sido lançados com suporte para o Raspberry Pi, nenhuma das cinco opções disponíveis inicialmente foi projetada para uso na câmera ou no GPIO do Raspberry Pi, mas a equipe do Ubuntu Appliance garante que eles possam ser adicionados com “dispositivos” futuros.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile