Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF

Substituindo o visualizador de PDF de longa data do Ubuntu, o Evince, o Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF.

O visualizador de PDF de longa data do Ubuntu, Evince (também conhecido como Document Viewer), vem pré-instalado no Ubuntu no momento — não me lembro de usar uma versão do Ubuntu que não o usasse.

Mas o lançamento do Ubuntu 25.04 “Plucky Puffin” em abril pode substituir o Evince por um aplicativo de visualização de documentos mais novo chamado Papers, marcando uma grande mudança no conjunto de aplicativos padrão da distro.

Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF

Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF
Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF

Sim. O Ubuntu 25.04 será lançado com um novo visualizador de PDF. O Papers, um aplicativo GTK4/libadwaita moderno, é capaz de “visualizar, pesquisar e anotar” documentos em uma ampla variedade de formatos, com o manuseio de PDF como foco principal — como o Evince.

Então, por que mudar? Por que um novo aplicativo é necessário se ele apenas faz algo semelhante ao atual? E por que os desenvolvedores não estão criando um novo aplicativo quando poderiam estar melhorando o Evince?

As respostas para todas essas são surpreendentemente diretas.

Como um respeitável defensor da cena do software livre, o Evince é uma ferramenta que muitas pessoas usam em sua vida cotidiana — desde ler arquivos simples até anotar artigos de pesquisa complexos.

Elas gostam da aparência, sabem como funciona e estão acostumadas com a maneira como se comporta.

É familiar.

No entanto, o caminho para modernizar o Evince apresentou desafios significativos.

No entanto, modernizar o Evince provou ser complicado. Atualizar sua aparência, adicionar novos recursos e aproveitar as tecnologias modernas usadas na área de trabalho do GNOME exigiu algumas mudanças importantes no código — e desafios descobertos para mesclar o código de volta ao Evince propriamente dito.

Em vez de virar o Evince de cabeça para baixo e reformular, forçando grandes mudanças para aqueles que estavam felizes com o aplicativo existente, os desenvolvedores que trabalhavam na porta GTK4 do Evince escolheram bifurcar o código, criando o Papers, e continuaram seus esforços lá.

Segundo eles:

O Papers foi bifurcado do Evince, incluindo todo o histórico da ramificação evince-next para a qual os autores da bifurcação contribuíram extensivamente. O Papers conseguiu a porta GTK4 […] e um monte de limpezas, modernizações e melhorias no próprio aplicativo.

De certa forma, essa decisão oferece o melhor dos dois mundos: os usuários existentes do Evince podem continuar a usá-lo — sem planos de descontinuar ou interromper o desenvolvimento — enquanto o GNOME pode fazer a transição para um visualizador de documentos mais moderno, mais alinhado à sua IU, UX e tecnologias.

O Papers não é atualmente um aplicativo GNOME Core, apenas um projeto Incubator (como o Showtime, que pode eventualmente substituir o Totem como media player padrão). Isso significa que ele não está finalizado ou finalizado, e atualmente não possui alguns recursos essenciais.

Mas o objetivo final é substituir o Evince pelo Papers upstream, no GNOME.

Downstream, o Ubuntu sente que o Papers está pronto para uma posição privilegiada entre seus aplicativos padrão. Uma decisão tomada no Ubuntu Summit 2024 de outono para pré-instalar o Papers no 25.04.

Mas, como muitos documentos oferecem, há algumas letras miúdas: se o feedback inicial do usuário for negativo sobre a troca, a mudança pode ser revertida antes que o lançamento estável seja feito.

Instale o Papers no Ubuntu

Ninguém precisa esperar até que o lançamento estável do Ubuntu 25.04 seja lançado para ter uma ideia dessa possível substituição, pois o Papers está disponível para instalação no Flathub em todas as versões atuais do Ubuntu (e na maioria das outras distribuições Linux por aí).
Como instalar o leitor de documentos Papers no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.