Segundo uma postagem do engenheiro da Canonical Timo Aaltonen no Ubuntu Discourse, o Ubuntu 25.04 pode ser lançado com o kernel 6.14.
O Ubuntu 25.04, codinome Plucky Puffin, está programado para ser lançado em 17 de abril de 2025 e promete melhorias significativas tanto em desempenho quanto em recursos.
Esta versão, que não é LTS, terá suporte até janeiro de 2026 e incluirá atualizações importantes no sistema operacional e sua base tecnológica.
Entre as novidades esperadas estão:
- Kernel Linux mais recente: Garantindo suporte a hardware recente e melhorias em estabilidade e segurança.
- GNOME 48: Uma versão atualizada do ambiente gráfico que trará otimizações na interface e novos recursos.
- Melhorias no desempenho: Graças ao uso de otimizações de compilação mais agressivas (-O3 em vez de -O2), que prometem maior eficiência na execução de aplicativos.
O Ubuntu 25.04 também busca melhorar o processo de instalação, com atualizações no instalador baseado no Flutter e ajustes voltados para a usabilidade.
Recentemente, o engenheiro da Canonical Timo Aaltonen postou no Ubuntu Discourse que o Ubuntu 25.04 está planejando usar o kernel Linux 6.14.
Ubuntu 25.04 pode ser lançado com o kernel 6.14
Isso não deveria ser muito surpreendente, especialmente após o compromisso da Canonical no ano passado de sempre lançar a versão mais recente do kernel upstream para lançamentos do Ubuntu daqui para frente, mas o plano foi confirmado hoje de que o Ubuntu 25.04 pretende ser lançado com o kernel Linux 6.14.
A postagem resume que o Linux 6.14 deve ser lançado antes do final de março e, portanto, chegará a tempo para o congelamento do kernel em 3 de abril e outros congelamentos em 10 de abril antes da disponibilidade planejada do Ubuntu 25.04 em 17 de abril.
Ótimo de ver e bastante esperado neste momento. Já existem vários patches de recursos enfileirados em ramos “-next” para o kernel Linux 6.14 com sua janela de mesclagem definida para abrir por volta do final de janeiro após a estreia do Linux 6.13.
O Linux 6.14 deve ser um bom kernel com o novo driver acelerador AMDXDNA, possivelmente com o driver NTSYNC concluído, mais melhorias no driver gráfico e muito mais.