Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs

Ainda em desenvolvimento e próximo de seu lançamento final em outubro, o Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs. Confira!

O Ubuntu 24.10 apresenta um punhado de mudanças dignas de manchete, mas também muitas correções menos óbvias para “cortes de papel” — incluindo um problema de décadas com miniaturas no seletor de arquivos GTK.

Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs

Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs
Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs

Sim. O Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs. O GNOME 44 (fornecido no Ubuntu 23.04) incluiu uma grade de miniaturas no seletor de arquivos GTK para tornar mais rápido e fácil selecionar os arquivos certos para carregar, ou abrir em um aplicativo, e assim por diante.

Um recurso muito esperado, resolvendo um “bug” que estava aberto há 20 anos!

Só que há um pequeno problema com o funcionamento — alguns de vocês devem ter notado.

Veja, o seletor de arquivos GTK geralmente mostra apenas miniaturas de arquivos existentes, ou seja, aquelas já geradas pelo gerenciador de arquivos Nautilus, um processo que acontece sempre que você abre/recarrega uma pasta com novos arquivos.

O seletor de arquivos GTK em si não gera miniaturas de arquivos.

Isso significa que se você, digamos, for carregar uma imagem que baixou anteriormente e não abriu o local de download no Nautilus desde então, você pode não ver uma visualização em miniatura desse arquivo no seletor de arquivos GTK, apenas o ícone de espaço reservado genérico.

Embora esse não seja o tipo de bug que estraga o dia de ninguém, é um pouco irritante — especialmente para mim.

Olha só, eu carrego muitas capturas de tela para este blog — capturas de tela que eu tiro, mas raramente carrego no Nautilus antes de adicioná-las aos artigos.

Isso significa que quando vou fazer upload de uma captura de tela pelo Firefox, que abre o seletor de arquivos GTK, não vejo visualizações em miniatura que ajudem a distinguir entre elas:

Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs
Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs – Miniaturas ausentes no seletor de arquivos (Ubuntu 24.04 LTS)

Agravando esse problema (embora não muito), as miniaturas de arquivo geradas no cache podem ser limpas, seja por um processo automatizado do sistema ou pelo uso de uma ferramenta de limpeza de terceiros como o BleachBit (que é uma maneira útil de liberar espaço no Ubuntu).

Você pode “testar” essa peculiaridade sozinho, supondo que esteja no Ubuntu 24.04 LTS e lendo este artigo no pacote snap do Firefox1: –

  • Clique com o botão direito do mouse em uma imagem no artigo
  • Clique em ‘salvar imagem como…’ e escolha uma pasta
  • Pressione ctrl + o para abrir o seletor de arquivos
  • Navegue até o arquivo que você baixou
  • Você não verá uma pré-visualização em miniatura

Para mim, esta é a própria definição de um “corte de papel”. Não é algo que impacta a computação do dia a dia, mas é uma pequena falha – uma mancha na experiência do usuário que poderia ser facilmente resolvida.

Mas há algumas boas notícias

O Ubuntu corrigiu parcialmente esse pequeno incômodo no Ubuntu 24.10 tornando o Nautilus o seletor de arquivos para qualquer aplicativo que use o XDG Desktop Portals (como o Firefox snap, entre outros): –

Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs
Ubuntu 24.10 traz importantes correções de bugs – O seletor de arquivos Nautilus do Ubuntu 24.10 carrega miniaturas sem problemas

Dado que o “problema” subjacente permanece, todos os aplicativos que usam o seletor de arquivos GTK para salvar/abrir arquivos continuarão a ter ‘miniaturas ausentes’ para arquivos ‘novos’ até serem gerados.

O Upstream está trabalhando em uma correção adequada – não tão simples quanto parece, infelizmente.

Mas dado que a) este é um problema menor, e b) imagino que o atrito seja sentido mais intensamente ao compartilhar arquivos por meio de um navegador da web, a solução alternativa do Ubuntu é adequada — pode não ser o melhor novo recurso do Ubuntu 24.10, mas talvez seja a melhor nova correção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.