Com lançamento previsto para o dia 10 de outubro de 2024, o futuro Ubuntu 24.10 terá Easter Eggs do Ubuntu 4.10.
O Ubuntu 24.10 será lançado em outubro e marcará o 20º aniversário do Ubuntu. Então é justo que o lançamento ofereça alguns ‘easter eggs’ em homenagem ao seu passado.
E não há nada tão retrô-Ubuntu quanto a cor marrom, certo?
Em uma homenagem ao primeiro lançamento do Ubuntu, Ubuntu 4.10 ‘Warty Warthog’, o Ubuntu 24.10 incluirá uma cor de destaque ‘warty brown’ (marrom verrucoso) para os usuários tingirem seus sistemas.
Ubuntu 24.10 terá Easter Eggs do Ubuntu 4.10
O Ubuntu 24.10 inclui o desktop GNOME 47, e entre os novos recursos do GNOME 47 está o suporte a cores de destaque.
“Er, o Ubuntu já não tem isso?”, você pergunta.
Sim, é verdade — a distro tem corrigido sua própria implementação desde 2022.
Mas com o GNOME upstream adicionando suporte a cores de destaque oficialmente, o Ubuntu não precisa corrigi-lo, então migrará para a abordagem “oficial” (embora mantendo a maioria, mas não todas, da paleta de cores de destaque Yaru, com padrão laranja como seria de se esperar).
Para o Ubuntu 24.10, “marrom verrucoso” será adicionado ao conjunto de cores de destaque que você pode escolher, com a cor sendo aplicada a elementos da IU, como alternadores, interruptores e hovers, e uma série de ícones Yaru, incluindo pastas.
Mas isso não é tudo…
Os desenvolvedores do Ubuntu também adicionam “suporte para reproduzir um som de inicialização” ao GNOME Shell 47 e incluem o “som de inicialização verrucoso” no pacote de sons Yaru para quando a opção estiver habilitada.
A maioria está familiarizada com o som de login icônico do Ubuntu, mas o sinal sonoro de inicialização original do Ubuntu 4.10 é totalmente diferente. Longo, etéreo, contemplativo, em vez de curto, vigoroso e rítmico.
Mais acenos ao passado do Ubuntu provavelmente serão adicionados no próximo lançamento de aniversário (eu ficaria surpreso se o papel de parede básico não fosse recriado e adicionado) — eu os manterei informados conforme/quando/se eu encontrar mais algum.