Graças a um recurso chamado “prompt de permissões”, o Ubuntu 24.10 oferecerá mais controles de privacidade e segurança.
O próximo sistema operacional Ubuntu 24.10 promete um novo recurso chamado “prompt de permissões” para uma camada extra de privacidade e segurança.
O novo recurso de prompt de permissões no Ubuntu permitirá que os usuários controlem, gerenciem e entendam o comportamento dos aplicativos em execução em suas máquinas.
Ubuntu 24.10 oferecerá mais controles de privacidade e segurança
Sim. O Ubuntu 24.10 oferecerá mais controles de privacidade e segurança, graças a um recurso chamado “prompt de permissões”, que aproveita a implementação do AppArmor do Ubuntu e permite controle de acesso refinado sobre binários não modificados sem precisar alterar o código-fonte do aplicativo.
Segundo Oliver Smith, Diretor de Engenharia Interino do Ubuntu Desktop na Canonical:
“Ao aproveitar a implementação do AppArmor do Ubuntu, o prompt impõe o sandbox e media o acesso no nível de chamada do sistema para garantir que cada ação seja rigidamente controlada e sujeita ao consentimento do usuário, mesmo para aplicativos que não têm conhecimento dessa mediação”
O prompt de permissões verá uma implementação inicial (também conhecida como experimental) focada em permissões de interface inicial no próximo lançamento do Ubuntu 24.10 (Oracular Oriole), previsto para 10 de outubro de 2024, e foi desenvolvido pelas equipes snapd, segurança e desktop da Canonical ao longo de vários anos.
O novo recurso consiste em dois novos pacotes, que serão pré-instalados no Ubuntu 24.10, ou seja, um utilitário gráfico chamado Security Center e uma ferramenta de linha de comando chamada prompting-client, e aproveitará a nova funcionalidade implementada nos pacotes snapd 2.65 e AppArmor 4.0.
Aqui está o recurso em ação!
No aplicativo Security Center, você poderá gerenciar suas regras de prompt para seu desktop Ubuntu. Versões futuras do aplicativo Security Center trarão ainda mais funcionalidades, como gerenciamento de criptografia e controle de firewall. Os pacotes Security Center e prompting-client são desenvolvidos como aplicativos Snap.
Para saber mais sobre o novo recurso de solicitação de permissões do Ubuntu e ver como a solicitação dá aos usuários controle sobre a interface inicial e como o tratamento de permissões instantâneas mudará na próxima versão do Ubuntu 24.10, confira esta postagem do blog de Oliver Smith que contém alguns exemplos e instruções sobre como testar esse recurso nas compilações diárias atuais do Oracular Oriole.