Para a alegria dos usuários do terminal e dessas distros, o Ubuntu 24.10 e Debian 13 usarão um APT com interface refinada.
O APT é uma ferramenta de pacote avançada, é uma interface de usuário de software livre que funciona com bibliotecas centrais para lidar com a instalação e remoção de software no Debian e em distribuições Linux baseadas nele.
Dito isso, os fãs obstinados de emuladores de terminal ficarão felizes em saber que os próximos sistemas operacionais Ubuntu 24.10 e Debian 13 Trixie apresentarão uma interface de linha de comando (CLI) APT refinada.
Ubuntu 24.10 e Debian 13 usarão um APT com interface refinada
O desenvolvedor do APT e engenheiro da Canonical, Julian Andres Klode, foi ao LinkedIn para apresentar a interface APT renovada, alimentada pelo próximo gerenciador de pacotes APT 3.0, que visa fornecer aos usuários uma saída de linha de comando mais concisa e bem definida ao atualizar, instalar ou remover pacotes através do emulador de terminal.
A nova UI do APT 3.0 traz uma exibição em colunas que tornará mais fácil para os usuários procurarem rapidamente o nome de um pacote e suporte para cores, nomeadamente vermelho para remoções e verde para outras alterações, o que torna mais fácil distinguir rapidamente os comandos.
Além disso, a nova interface de linha de comando do APT 3.0 será menos detalhada e oferecerá mais preenchimento para facilitar a separação de seções e a extração de informações relevantes para você. Você pode ver um exemplo de saída na captura de tela acima, graças a Julian Andres Klode.
Esta será a interface de linha de comando padrão para o comando APT começando com a próxima série de sistemas operacionais Debian 13 Trixie, prevista para junho-julho de 2024, e, claro, Ubuntu 24.10, que deve estar disponível ainda este ano, em outubro.
Usuários avançados e entusiastas do Linux que desejam experimentar isso agora mesmo podem conferir o Debian Unstable.
A primeira versão da série de desenvolvimento APT 3.0 já foi carregada nos repositórios do Debian Unstable como APT 2.9.0, então certifique-se de tê-lo instalado para testar a nova interface APT.