Ubuntu 24.10 beta lançado com o kernel 6.11, GNOME 47, e mais

E o Ubuntu 24.10 beta já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro e suas variantes.

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis ​​por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.

Dito isso, agora, a Canonical lançou a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 24.10 “Oracular Oriole” para testes públicos para os primeiros usuários, desenvolvedores e usuários avançados que desejam uma amostra antecipada dos novos recursos e melhorias.

Novidades do Ubuntu 24.10 beta


Sim. Recentemente, a Canonical lançou a versão beta do próximo sistema operacional Ubuntu 24.10 (Oracular Oriole) para testes públicos antes do lançamento final em 10 de outubro de 2024.

Com apenas três semanas restantes antes da versão final chegar às ruas em uma forma estável, o beta está aqui para nos dar um vislumbre do que esperar da versão final.

O Ubuntu 24.10 tem o ambiente de desktop GNOME 47 recém-lançado por padrão e é alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 6.11.

Alguns dos destaques desse beta incluem um instalador de desktop atualizado com suporte para caminhos de arquivo locais para importação de instalação automática, Power Profiles Manager aprimorado e otimizado para oferecer suporte a recursos de hardware mais recentes, especialmente para processadores AMD, e suporte atualizado para dispositivos de impressão digital.

Ele também promete um novo Security Center com a capacidade de habilitar ou desabilitar facilmente o recurso de solicitação de permissões experimentais para permissões do diretório Home, um App Center aprimorado com vários aprimoramentos na página Gerenciar e patches adicionais para Mutter e GNOME Shell para melhorar a estabilidade e o desempenho.

Outro recurso interessante no próximo lançamento do Ubuntu 24.10 é para usuários de gráficos NVIDIA, pois o Oracular Oriole usará o Wayland como padrão em vez do Xorg em máquinas que usam GPUs NVIDIA.

Como sempre, há muitas mudanças nos padrões, principalmente por versões mais recentes de pacotes.

Por baixo do capô, o Ubuntu 24.10 vem com uma cadeia de ferramentas atualizada que inclui GCC 14.2, GNU Binutils 2.43.1, GNU C Library 2.40, LLVM 19, Rust 1.80, Go 1.23, OpenSSL 3.3, systemd 256.5, Netplan 1.1 e .NET 8.

Se você quiser testar a próxima versão do Ubuntu, o Oracular Oriole, baixe a versão beta agora mesmo do site oficial (links mais abaixo).

Como de costume com uma versão beta, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que NÃO deve ser instalada ou usada em uma máquina de produção. Aguarde a versão final se planeja atualizar de uma versão anterior do Ubuntu.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu 24.10 Beta

Se você quiser experimentar o Ubuntu 24.10 Beta antes de seu lançamento, você pode baixar a versão beta agora mesmo no site oficial através dos links de download mais abaixo.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!

A imagem ISO do Ubuntu 24.10 Beta já pode ser baixada acessando os links abaixo diretamente:
Ubuntu 24.10 Beta (desktop e servidor)
Kubuntu 24.10 Beta
Xubuntu 24.10 Beta
Lubuntu 24.10 Beta
Ubuntu Studio 24.10 Beta
Ubuntu MATE 24.10 Beta
Ubuntu Budgie 24.10 Beta
Ubuntu Kylin 24.10 Beta
Ubuntu Unity 24.10 Beta
Ubuntu Cinnamon 24.10 Beta
Ubuntu Edubuntu 24.10 Beta

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile