No que depender do desenvolvedor Andrea Righi, o Ubuntu 24.04 LTS poderá usar otimizações de kernel de baixa latência por padrão.
No mês passado, o site Phoronix notou que a equipe de kernel da Canonical está pensando em incorporar suas otimizações de kernel de baixa latência em suas compilações genéricas de kernel.
Ubuntu 24.04 LTS poderá usar otimizações de kernel de baixa latência por padrão
No momento, o Ubuntu mantém um tipo de kernel de “baixa latência” separado com ajustes do Kconfig em nome da capacidade de resposta de baixa latência como uma alternativa ao padrão de kernel “genérico”, mas para o Ubuntu 24.04 LTS continua parecendo que eles avançarão com esta mudança de incorporar as mudanças em sua compilação padrão do kernel.
A opção de kernel de baixa latência do Ubuntu consiste basicamente em algumas opções Kconfig ajustadas para ajustar melhor o kernel para capacidade de resposta.
Mas para evitar os custos contínuos de controle de qualidade/tempo de construção e outras manutenções por ter esse sabor separado de “baixa latência”, eles têm considerado incorporar as poucas mudanças em sua imagem genérica do kernel.
A principal preocupação ao fazer isso foram as possíveis implicações das mudanças no desempenho do rendimento.
Andrea Righi, da equipe de kernel da Canonical, vem realizando alguns testes. Ele não encontrou nenhum resultado particularmente preocupante e até descobriu que o consumo de energia da CPU sob carga é ligeiramente menor com a configuração de 1000 Hz do que com o padrão genérico de 250 Hz.
O Andrea Righi postou recentemente uma atualização de status sobre a consideração de fazer com que o Ubuntu 24.04 LTS inclua as alterações de kernel de baixa latência em sua construção genérica.
Righi concluiu:
“Os resultados dos testes não mostram nenhuma regressão significativa de desempenho entre HZ=1000 vs HZ=250.
Habilitar as opções de configuração extras também não parece introduzir uma regressão significativa no desempenho e forneceria aos usuários a flexibilidade de ajustar o sistema no tempo de inicialização/tempo de execução, priorizando 1) taxa de transferência, 2) capacidade de resposta ou 3) consumo de energia, tornando o kernel genérico do Ubuntu ainda mais “genérico”.
Pode haver alguns casos especiais em que essas alterações podem causar regressões de desempenho, mas na maioria dos casos elas podem fornecer benefícios reais de desempenho e uma flexibilidade muito maior.
Portanto, parece razoável considerar a inclusão dessas mudanças no próximo kernel do Ubuntu para a versão 24.04.”
Portanto, parece haver boas chances de que o padrão “genérico” do kernel do Ubuntu 24.04 traga essas mudanças de baixa latência, evitando que grandes surpresas surjam nas próximas semanas.
Ubuntu 24.04 LTS será lançado em abril e planeja ser equipado com Linux 6.8.