Graças ao Switchroot, o sistema operacional Ubuntu 24.04 agora roda no Nintendo Switch, mas não oficialmente.
Há muitas coisas que você pode fazer em um Nintendo Switch: você pode jogar seu chapéu em criaturas sencientes em Super Mario Odyssey; engessar pessoas com tinta colorida em Splatoon 2; e perca o controle da realidade graças a uma concha azul em Mario Kart 8 Deluxe.
Ah, e você também pode executar o Ubuntu. Graças ao Switchroot.
Ubuntu 24.04 agora roda no Nintendo Switch
Switchroot é um projeto de código aberto que permite que distros baseadas em Android e Linux, como o Ubuntu, rodem no Nintendo Switch – absolutamente algo que a Nintendo não aprova, muito menos apoia, endossa ou incentiva, etc!
Em 2018, o Nintendo Switch com NVIDIA Tegra X1 ainda era novo e o suporte Linux para grande parte do hardware interno do console em um estado formativo (uma maneira educada de dizer ‘nem tudo funcionou’ ).
Mas à medida que a popularidade do console portátil da Nintendo aumentava (para subestimá-lo), o cenário Switch de ‘sistema operacional alternativo’ crescia, e em pouco tempo o suporte Linux para hardware Switch estava em plena floração.
Desde então, várias distribuições Linux for Switchroot (L4S) foram lançadas, designadas como compilações Linux for Tegra (L4T). Como eles podem inicializar a partir de um cartão microSD, é até possível fazer inicialização dupla do Switch OS com Linux, o que é legal!
Construções nobres do Nintendo Switch
Recentemente, um novo conjunto de imagens L4T Ubuntu foi lançado com base na versão mais recente do Ubuntu 24.04 LTS.
Essas compilações funcionam em todas as versões do Switch, desde a unidade OG (exploit-friendly) até modelos mais novos e corrigidos (onde um modchip é necessário).
No momento da escrita deste artigo, apenas versões de desktop Kubuntu e Unity baseadas em Noble são fornecidas. Confusões upstream atrasaram o lançamento de compilações com o GNOME Shell.
Além disso, em comparação com as versões 18.04 LTS, não há suporte para decodificação/codificação de hardware em players baseados em GStreamer, apenas aqueles baseados em FFMPEG, e nenhum suporte para compilador CUDA (mas o tempo de execução CUDA está presente e funciona0.
Como não possuo um Nintendo Switch, seja um modelo inicial muito procurado e vulnerável à exploração RCM (Modo de recuperação), nem uma variante mais recente que foi modificada, não posso experimentar as coisas em primeira mão.
Mas talvez você possa?
Se você deseja mudar seu Switch para rodar o Ubuntu, você deve ler a página wiki do Switchroot sobre o que funciona com cuidado, seguido pelo guia de instalação (spoiler: não é tão simples quanto atualizar uma imagem para um cartão microSD) e marcar a página de problemas comuns.
Disseram-me que todo o hardware interno do Nintendo Switch agora funciona no Linux, incluindo Wi-Fi, Bluetooth, modo de suspensão, gráficos acelerados, dock oficial, tudo, basicamente. E apesar de ser um dispositivo ARM de 7 anos, diz-se que o desempenho permanece decente.
Embora executar um sistema operacional de desktop completo em uma máquina projetada para jogos casuais pareça estranho, o fato de ser possível é um crédito à engenhosidade da comunidade de código aberto e à maleabilidade do kernel Linux.