Quanto mais recente o kernel do Linux, mais suporte a hardware ele traz, e tudo indica que o Ubuntu 23.10 usará o kernel 6.5.
Alguns destaques do kernel Linux 6.5 incluem suporte MIDI 2.0 em ALSA, suporte ACPI para RISC-V, suporte Landlock para UML, melhor suporte para sistemas AMD “Zen”, suporte Intel TPMI ((Topology Aware Register e PM Capsule Interface) para o subsistema de limitação de energia e um Driver de interface TPMI para Intel RAPL, bem como suporte de espaço de usuário para as instruções memcpy/memset ARMv8.8.
O Kernel 6.5 RC1 também promete melhorar o suporte para tablets Lenovo Yoga Book yb1-x90f/l e Nextbook Ares 8A, adicionar peculiaridades de luz de fundo ACPI para Dell Studio 1569, Lenovo ThinkPad X131e (versão 3371 AMD) e laptops Apple iMac11,3, melhorar o desempenho para o sistema de arquivos Btrfs e apresenta o suporte SGX/HPE Ultraviolet para agrupamento Sub-NUMA (SNC).
E, se você está planejando atualizar ou instalar o Ubuntu 23.10 quando for lançado em outubro, você pode esperar uma experiência baseada no kernel 6.5.
Ubuntu 23.10 usará o kernel 6.5
Embora o kernel do Linux 6.5 ainda não tenha sido lançado, os calendários de lançamento se alinharam para tornar sua inclusão no “Mantic Minotaur” uma certeza absoluta.
As compilações diárias atuais do Ubuntu 23.10 incluem o kernel Linux 6.3 e o kernel 6.5 deve ser lançado em meados de agosto.
O congelamento do kernel do Ubuntu 23.10 entra em vigor em 28 de setembro. E a versão estável final do Ubuntu 23.10 vai ao ar em 12 de outubro.
Mas isso não é uma coisa ruim: o kernel 6.5 oferece uma tonelada de melhorias, habilitações, aprimoramentos, etc – especialmente quando comparado ao kernel Linux 6.2 que está no Ubuntu 23.04.
Além disso, o kernel do Ubuntu incluirá algumas sutilezas adicionais, como ajuste com foco em desktop para o kernel de baixa latência e recuperação de página LRT multi-gen habilitada por padrão (algo que o Fedora e o Arch Linux já fazem, e o openSUSE e o Debian planejam).
Qualquer um que esteja montando as compilações diárias do Ubuntu 23.10 pode instalar uma compilação experimental deste kernel do Unstable Kernel Builds PPA da Canonical (aplicam-se os cuidados usuais de PPA instável) antes de fazer sua estreia formal nas compilações de desenvolvimento do Ubuntu 23.10 em um futuro tão próximo.
Os usuários de suporte de longo prazo também se beneficiarão, pois a versão do kernel enviada no Ubuntu 23.10 será portada para o Ubuntu 22.04 LTS como uma atualização futura.