Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3

Apenas dois meses depois do inicio do seu desenvolvimento ter começado, o Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3.

O desenvolvimento do Ubuntu 23.10 começou no final de abril com base na versão provisória atual, Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), o que significa que as primeiras imagens ISO de compilação diária do Mantic Minotaur foram enviadas com praticamente os mesmos componentes e aplicativos principais, incluindo o kernel do Linux 6.2.

Agora, dois meses após o início do ciclo de desenvolvimento, as últimas imagens ISO de compilação diária do Ubuntu 23.10 são alimentadas pelo kernel Linux 6.3.

Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3

Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3
Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3

Sim. O Ubuntu 23.10 já está usando o Kernel 6.3. Essa é uma boa notícia para aqueles que desejam experimentar a mais recente série de kernel Linux 6.3 no Ubuntu, já que o próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) foi rebaseado no kernel Linux 6.3.

Enfim, dois meses após o início do ciclo de desenvolvimento, as últimas imagens ISO de compilação diária do Ubuntu 23.10 são alimentadas pelo kernel Linux 6.3.

Obviamente, esta é uma ótima notícia para aqueles que planejam instalar a próxima versão do Ubuntu em seus computadores pessoais e desejam testar seu hardware no Linux 6.3.

Tenho que admitir que o rebase do kernel foi bastante rápido, mas ainda assim é uma boa jogada, especialmente porque o kernel Linux 6.2 do Ubuntu 23.04 chegou ao fim de sua vida útil.

Tenha certeza de que o Linux 6.3 não será o kernel final incluído no lançamento final do Mantic Minotaur, previsto para o final de outubro de 2023.

O kernel Linux 6.4 provavelmente será lançado no final desta semana, e a próxima grande série de kernel, Linux 6.5, que provavelmente entrará em desenvolvimento em meados de julho de 2023, pode ser um bom candidato para a versão final do Ubuntu 23.10, pois espera-se que chegue às ruas no final de agosto ou início de setembro de 2023.

A equipe do Kernel do Ubuntu teria então quase dois meses para testar e rebasear o Ubuntu 23.10 no kernel Linux 6.5, dando aos usuários o melhor suporte de hardware da classe. Mas, teremos que esperar e ver o que eles decidem.

Além de todas as tecnologias GNU/Linux mais recentes, o Ubuntu 23.10 também será lançado com a próxima série de ambientes de desktop GNOME 45, com lançamento previsto para o final de setembro de 2023.

Se você deseja obter o instantâneo de desenvolvimento mais recente do Ubuntu 23.10 para um test drive em seu computador pessoal, pode baixar o ISO de compilação diária mais recente do servidor de download oficial.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a use ou instale em uma máquina de produção.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.