Para obter feedback dos usuários e melhorar o software, o Ubuntu 23.10 ativará o suporte ao Wayland por padrão no Firefox Snap.
A Canonical, fabricante da distribuição Ubuntu Linux, anunciou que o próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) habilitará o suporte Wayland por padrão para sua oferta Firefox Snap.
Ubuntu 23.10 ativará o suporte ao Wayland por padrão no Firefox Snap
Em uma tentativa de coletar feedback dos usuários e tornar o suporte Wayland nativo do Firefox pronto para as massas antes do próximo lançamento do Ubuntu LTS (Ubuntu 24.04), previsto para abril de 2024, a Canonical habilitará o suporte Wayland por padrão no navegador Firefox Snap.
Na versão mais recente do Ubuntu, o Firefox Snap usa como padrão a implementação XWayland ao usar a sessão Wayland do Ubuntu, mas começando com a próxima versão do Ubuntu 23.10, prevista para 12 de outubro de 2023, o suporte XWayland será substituído pelo modo Wayland nativo do Firefox.
Amin Bandali, Engenheiro de software no Ubuntu Desktop, disse o seguinte:
“Mudar o snap do Firefox para o modo Wayland padrão ao executar em uma sessão do Wayland no Mantic deve ajudar a equipe do Desktop e o pessoal da Mozilla a coletar feedback e avaliar a prontidão do suporte nativo do Firefox ao Wayland, antes do próximo lançamento do Ubuntu LTS”
Isso também pode ser feito nas versões atuais do Ubuntu, como o Ubuntu 23.04, se você executar o seguinte comando no aplicativo Terminal, que mudará o Firefox Snap para o canal “Wayland”.
sudo snap refresh --channel=wayland firefox
Se você encontrar problemas e quiser voltar para a implementação do XWayland, você pode voltar para a versão estável do Firefox Snap executando o seguinte comando no aplicativo Terminal, onde yy.mm deve ser substituído pela versão do Ubuntu que você está atualmente em execução (por exemplo, 23.04).
sudo snap refresh --channel=stable/ubuntu-yy.mm firefox
No momento em que este artigo foi escrito, a imagem ISO de compilação diária mais recente do Ubuntu 23.10 vem com o modo Wayland nativo do Firefox habilitado por padrão, se você estiver usando a sessão Wayland, e parece funcionar bem.
Se quiser relatar problemas com o suporte nativo do Firefox ao Wayland, você pode fazê-lo no Mozilla Bug Tracker.