Para sair de um pacote desatualizado e cheio de bugs, o Ubuntu 23.04 usa um pacote de transição Deb-to-Snap do Telegram.
Se você executar sudo apt install telegram-desktop
no Ubuntu 23.04, ele agora instalará um Telegram Snap em vez do pacote Debian que você pode estar esperando.
Ubuntu 23.04 usa um pacote de transição Deb-to-Snap do Telegram
Os desenvolvedores do Ubuntu estão atualmente debatendo se devem fazer o back-port do pacote de transição para versões anteriores e estáveis do Ubuntu, como o último lançamento de suporte de longo prazo.
Mas por que eles estão fazendo isso?
Aplicativo Telegram Desktop existente no Ubuntu descrito como “desatualizado e cheio de bugs”.
Bem, o pacote telegram-desktop existente no repositório do Ubuntu é herdado do Debian. Essa compilação, embora funcional, é caridosamente descrita como “desatualizada e cheia de bugs” por um desenvolvedor. Também não é mantido pelo próprio Telegram.
Portanto, frustrado com relatórios de bugs e solicitações de suporte para uma compilação desatualizada que eles não controlam, o Telegram pediu ao Ubuntu para fazer a alteração no 23.04.
Dessa forma, seus usuários obtêm uma versão oficial e continuamente atualizada do popular cliente de mensagens sem precisar “mudar””de onde o instalam.
O Snap está longe de ser o formato de embalagem favorito da comunidade Linux – e se você quiser uma fonte para essa afirmação? Basta ler os comentários em qualquer artigo sobre o Snap em qualquer site. Mas a mudança faz sentido para mim.
O Telegram mantém o Telegram Desktop Snap (e sim, eles continuam a manter as compilações binárias do cliente de desktop Telegram para Linux também, para que ninguém se preocupe em ficar preso no Snap).
Então, faz sentido para eles, no que diz respeito ao Ubuntu, ter usuários em uma compilação recente e suportada.
E lidar com isso na fonte com um pacote deb de transição é a abordagem mais simples.
O Ubuntu tem experiência nisso. Alguns pacotes de transição “deb to snap” já estão em uso. Se você executar sudo apt install firefox
ou sudo apt install chromium-browser
em uma versão mais recente do Ubuntu, obterá compilações do Snap (e se remover o Snap e executar os comandos, ele também reinstalará o Snap.
Imagino que a maioria dos ávidos usuários de Linux do Telegram já use as compilações binárias de atualização automática disponíveis para download no site do Telegram.
Os usuários casuais do Telegram são mais propensos a usar qualquer versão dos repositórios do Ubuntu, mas também não se preocupam com o formato de empacotamento subjacente que está sendo usado.