Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits

Sem que quase ninguém percebesse, o Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits, um recurso importante para executar alguns apps.

Sim. Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits. Acontece que instalar o cliente Steam a partir dos repositórios do Ubuntu em uma nova instalação do Ubuntu 23.04 não funciona – e quase ninguém percebeu.

Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits

Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits
Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits

Por mais incrível que pareça, o Ubuntu 23.04 quebrou o suporte a aplicativos de 32 bits, o que é surpreendente dada a popularidade do Steam, mas também não – e explicarei o porquê em um segundo.

Este problema (não intencional) decorre da mudança do Ubuntu para um novo instalador baseado em Flutter.

O novo instalador aproveita o Subiquity no backend. Ele foi criado originalmente para o servidor Ubuntu, onde o suporte à biblioteca de 32 bits não está habilitado por padrão.

Devido a um descuido, as instalações do Subiquity desktop também não habilitam o suporte à biblioteca de 32 bits.

O Steam para Linux requer suporte de 32 bits (para que todos os jogos antigos que as pessoas compraram continuem funcionando), e o repositório do cliente de jogos Steam do Ubuntu assume que o suporte de 32 bits já está configurado (já que deveria estar, por padrão) .

O resultado é que, embora os usuários do Ubuntu 23.04 possam executar sudo apt install steam ou clicar no botão de instalação no Centro de Software, ele (para a maioria) não funciona, pois as bibliotecas de 32 bits das quais o Steam depende não podem ser extraídas.

A boa notícia é que esse “whoopsie” será corrigido quando o Ubuntu 23.10 for lançado, em outubro.

Mas… por que as pessoas não perceberam isso antes?

Bem, o Ubuntu 23.04 foi lançado em abril, mas esse problema acaba de ser relatado como um bug – por que não foi detectado antes?

Raciocino que é porque a maioria das pessoas que executam o Ubuntu 23.04 atualizaram de uma versão anterior. Essa versão teria sido instalada usando o antigo instalador Ubiquity, que configura corretamente o material “i386 Foreign-Arch” necessário para aplicativos como Steam e Wine.

Depois, há o fato de que muitas pessoas baixam o Steam para Linux da Valve. Este instalador DEB oficial configura o suporte de 32 bits necessário para rodar no Ubuntu 23.04 (então, se você quiser rodar o Steam no 23.04, esta é uma boa solução alternativa – alternativamente, use o Snap, também não afetado).

Finalmente, as versões provisórias do Ubuntu não são tão amplamente utilizadas quanto as de suporte de longo prazo (ou seja, há menos olhos para detectar bugs).

Não se pode (e não deveria) esperar que os desenvolvedores do Ubuntu identifiquem todos os bugs que uma nova versão introduz, então, na minha opinião, esta situação sublinha a necessidade de nós, da comunidade Ubuntu (c minúsculo), entrar e ajudar testar novas versões do Ubuntu.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.