E o Ubuntu 23.04 Beta já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro e suas variantes.
Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.
A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.
“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.
Dito isso, agora, a Canonical publicou a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 23.04 para testes públicos antes do lançamento final planejado em 20 de abril de 2023.
Novidades do Ubuntu 23.04 Beta
O Ubuntu 23.04 vem com o ambiente de desktop GNOME 44 lançado recentemente para a edição Ubuntu Desktop, que vem com uma fonte Ubuntu atualizada e é alimentado pela mais recente série de kernel Linux 6.2 para suporte de hardware de alto nível.
A edição do Ubuntu Desktop também inclui um novo instalador que está em desenvolvimento no ano passado e foi totalmente escrito no Flutter UI SDK do Google.
O novo instalador é praticamente idêntico em funcionalidade ao antigo instalador das versões anteriores do Ubuntu, com a exceção de que ainda não oferece suporte a instalações ZFS.
Mas nem tudo está perdido, pois haverá um ISO herdado disponível para download que acompanha o instalador antigo, para aqueles que desejam instalar o Ubuntu 23.04 com ZFS.
Falando sobre ISOs extras, o Ubuntu 23.04 também apresentará não um, não dois, mas três novos sabores oficiais do Ubuntu, ou seja, Ubuntu Unity, Ubuntu Cinnamon, e Edubuntu.
Os outros sabores oficiais do Ubuntu também vêm com ambientes gráficos atualizados, como KDE Plasma 5.27 LTS para Kubuntu e Ubuntu Studio, Xfce 4.18 para Xubuntu, LXQt 1.2 para Lubuntu, Budgie 10.7 para Ubuntu Budgie, Unity 7.7 para Ubuntu Unity, Cinnamon 5.6 para Ubuntu Cinnamon e MATE 1.28 para Ubuntu MATE.
Sob o capô, o Ubuntu 23.04 beta vem com uma cadeia de ferramentas atualizada que inclui o mais recente compilador de sistema GCC 13, sistema init systemd 252.5, pilha BlueZ 5.66 2 Bluetooth, gerenciador de conexões de rede NetworkManager 1.42, estrutura multimídia PipeWire 0.3.65 e Pilha de gráficos do Mesa 23.
Como dito antes, o lançamento final do Ubuntu 23.04 está previsto para 20 de abril de 2023. Até lá, você pode fazer um test drive da versão beta em seu PC agora mesmo baixando as imagens ISO (links mais abaixo).
Você também encontrará versões beta de outros sabores oficiais, incluindo Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Budgie, Ubuntu Unity, Ubuntu MATE, Ubuntu Cinnamon, Edubuntu e Ubuntu Kylin.
Como de costume com uma versão beta, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que NÃO deve ser instalada ou usada em uma máquina de produção. Aguarde a versão final se planeja atualizar de uma versão anterior do Ubuntu.
Quer saber mais? Confira o seguinte artigo:
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 23.04
Baixe e experimente o Ubuntu 23.04 Beta
Se você quiser experimentar o Ubuntu 23.04 Beta antes de seu lançamento, você pode baixar a versão beta agora mesmo no site oficial através dos links de download mais abaixo.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!
A imagem ISO do Ubuntu 23.04 Beta já pode ser baixada acessando os links abaixo diretamente:
Ubuntu 23.04 Beta (desktop e servidor)
Kubuntu 23.04
Xubuntu 23.04
Lubuntu 23.04
Ubuntu Studio 23.04
Ubuntu MATE 23.04
Ubuntu Budgie 23.04
Ubuntu Kylin 23.0
Ubuntu Unity 23.04 Beta
Ubuntu Cinnamon 23.04 Beta (ainda não disponível, tente mais tarde)
Ubuntu Edubuntu 23.04 Beta
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux