Ubuntu 22.10 será alimentado pelo Kernel 5.19

Se for mantida a configuração usada atualmente em seu desenvolvimento, o Ubuntu 22.10 será alimentado pelo Kernel 5.19.

O próximo lançamento do Ubuntu 22.10 da Canonical agora é alimentado pela série de kernel Linux 5.19, que parece ser o kernel final e padrão para o Kinetic Kudu.

Ubuntu 22.10 será alimentado pelo Linux Kernel 5.19

Ubuntu 22.10 será alimentado pelo Kernel 5.19
Ubuntu 22.10 será alimentado pelo Kernel 5.19

O Ubuntu 22.10 será lançado em 20 de outubro de 2022, e se você está se perguntando com qual versão do kernel o próximo lançamento do Ubuntu será enviado por padrão, deixe-me dizer que o Kinetic Kudu será alimentado pelo kernel Linux 5.19.

Esta é uma ótima notícia para os usuários do Ubuntu que desejam experimentar o lançamento do Kinetic Kudu no final deste outono, porque eles desfrutarão de um melhor suporte de hardware graças aos vários drivers novos e atualizados incluídos no kernel Linux 5.19.

Por que o kernel Linux 5.19? Bem, a resposta é simples, o kernel Linux 5.18 chegou ao fim da vida útil e o kernel Linux 6.0 será lançado em algum momento da primeira quinzena de outubro, o que significa que os desenvolvedores do Ubuntu não terão tempo suficiente para testá-lo adequadamente para inclusão no Kinetic Kudu, e também porque o estágio de desenvolvimento do Kernel Freeze está marcado para 6 de outubro.

Embora de curta duração, o kernel Linux 5.19 traz muitas grandes mudanças, incluindo suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte para arquivos de firmware compactados com ZSTD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para a extensão ARM Scalable Matrix Extension ( SME), bem como recursos de segurança novos e aprimorados para protegê-lo contra as ameaças mais recentes.

O kernel Linux 5.19 provavelmente chegará ao fim da vida útil no final de outubro de 2022, logo após o lançamento do Ubuntu 22.10, mas isso não deve incomodá-lo muito, considerando o fato de que o Kinetic Kudu também é um lançamento de curta duração que será suportado com software e atualizações de segurança por apenas nove meses.

Além do Linux 5.19 como kernel padrão, o Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) pretende ser fornecido com o próximo ambiente de desktop GNOME 43 por padrão, GCC 12 como o compilador de sistema padrão, um novo aplicativo intuitivo e poderoso para gerenciar suas tarefas pessoais chamado Endeavor, PipeWire como sistema de som padrão com WirePlumber como gerenciador de sessão e política, bem como aplicativos atualizados e componentes principais.

Antes de chegar às ruas no final de outubro, o Ubuntu 22.10 estará disponível para testes públicos como uma versão beta no final deste mês, em 29 de setembro.

O kernel Linux 5.19 do Ubuntu 22.10 também estará disponível como um kernel HWE (Hardware Enablement) para o próximo lançamento do Ubuntu 22.04.2 LTS em 9 de fevereiro de 2023.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.