Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede

Se você gosta das imagens que vem no sistema operacional da Canonical, a boa notícia é que o Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede.

O lançamento do Ubuntu 22.04 LTS em abril incluirá mais papéis de parede do que o planejado originalmente, pois os desenvolvedores do Ubuntu planejavam lançar o próximo LTS com 4 fundos de desktop alternativos miseráveis ​​em disco – um dos quais é fornecido duas vezes em duas variantes.

Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede

Papéis de parede fazem um lançamento, mas eles são um aspecto peculiarmente trivial para o ‘buntz ser mesquinho. Imagine: você muda de um Mac OS depois de ouvir sobre o quão bom o Ubuntu é, e quando você vai fazer algo tão básico ao mudar o maldito papel de parede, seus globos oculares recebem isto:

Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede
Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede

Como a adição de mais papéis de parede afeta a composição ‘visual’ do Ubuntu (ou seja, eles podem aparecer nas capturas de tela da documentação, etc.) acréscimos no disco.

Embora não seja um dado, eu diria que isso é mais uma formalidade do que qualquer coisa. Ou seja, é muito provável que seja aprovado.

Além disso, não é como se mais alguns .jpgs inflassem muito o lançamento .iso (o que não é algo que o Ubuntu se preocupa muito em manter o corte hoje em dia, já que cada lançamento é maior que o anterior).

Portanto, além dos 4 (tecnicamente 3) papéis de parede que já estão disponíveis em 22.04, virão com 6 imagens adicionais, todas retiradas do recente concurso de papel de parede do Ubuntu 22.04 (que a maioria das pessoas piscou e perdeu):

Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede
Ubuntu 22.04 terá muitos papéis de parede

A questão é, e isso é uma tangente: o Ubuntu deve selecionar seus papéis de parede usando um voto público de concurso de popularidade?

Por todos os meios, envolva a comunidade na obtenção, criação e envio de obras de arte (embora eu tenha argumentado no passado que a fotografia profissional de sites como o Unsplash também deve ser incluída), mas deixar o vencedor para uma votação pública dá a você os 10 papéis de parede mais populares, não necessariamente oferece os 10 melhores papéis de parede.

Por exemplo, os 4 3 “vencedores” da última votação são ótimos, mas também são muito sombrios; não há muita diversidade tonal no conjunto. E mesmo com as fotos adicionais misturadas, a maioria são fotos de paisagens ou natureza.

O objetivo não é enviar uma seleção de papéis de parede para garantir que haja algo para todos? Uma mistura de assunto, abstrato, claro, escuro, contraste? Um ponto de curadoria editorial faria maravilhas.

Como esta é uma versão de suporte de longo prazo, algumas pessoas usarão o Jammy Jellyfish por pelo menos 5 anos, mais se o ESM for oferecido.

Dar aos seus usuários alguns fundos extras para escolher não é uma extravagância em 2022, eu diria que é essencial – então fico feliz em ver o Ubuntu mudar de ideia!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.