Ubuntu 22.04.3 LTS lançado com Mesa 23, Kernel 6.2, e mais

Continuando o suporte de longo prazo dessa versão LTS, a Canonical lançou o Ubuntu 22.04.3 LTS. Confira as novidades e veja onde baixar.

Sim. A Canonical lançou o terceiro lançamento pontual de sua mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo.

Este terceiro lançamento pontual do Ubuntu 22.04 LTS está aqui para quem deseja realizar novas instalações.

Com essa atualização, todas as atualizações estáveis ​​de lançamento recentes agora são incorporadas à mídia de instalação para melhorar a experiência imediata em novas instalações.

Essa atualização reúne todas as correções de bugs, atualizações de aplicativos, ajustes de desempenho e patches de segurança lançados no “Jammy Jellyfish” desde seu lançamento em abril.

O resultado é uma nova imagem de instalador preparada para uso e capaz de diminuir o número de atualizações de instalação local necessárias.

Esse point release LTS (Suporte a Longo Prazo) está disponível para produtos de Desktop, Server e Cloud, bem como para todos os tipos de sabores oficiais, incluindo Kubuntu 22.04.3 LTS, Xubuntu 22.04.3 LTS, Lubuntu 22.04.3 LTS, Ubuntu MATE 22.04.3 LTS, Ubuntu Budgie 22.04.3 LTS, Ubuntu Studio 22.04.3 LTS e Ubuntu Kylin 22.04.3 LTS.

Novidades do Ubuntu 22.04.3 LTS


Sim. A Canonical lançou o terceiro ponto de lançamento de sua mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo com componentes atualizados.

Seguindo o cronograma de lançamento de seis meses, essa versão está aqui como uma mídia de instalação atualizada para aqueles que desejam instalar a série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo em novos computadores sem ter que baixar centenas de pacotes atualizados dos repositórios após a instalação.

Como tal, essa atualização é alimentada pelo kernel Linux 6.2 da versão provisória do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), vem com uma pilha de gráficos Mesa atualizada, ou seja, Mesa 23.0.4, que é uma atualização significativa para os jogadores, bem como como todos os pacotes atualizados e correções de segurança lançados desde o Ubuntu 22.04.2 LTS, lançado em 23 de fevereiro de 2023.

Todos os sabores oficiais do Ubuntu também foram atualizados e têm novas imagens ISO disponíveis para download. Isso inclui Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Budgie, Ubuntu MATE, bem como Ubuntu Kylin.

Infelizmente, este update também é o último lançamento pontual para esses tipos, pois eles são suportados por apenas três anos, não cinco anos como as variantes Ubuntu Desktop e Ubuntu Server.

O próximo lançamento pontual, Ubuntu 22.04.4, é esperado para fevereiro de 2024 e deve ser alimentado pelo kernel Linux 6.5 que será fornecido com o próximo lançamento provisório do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur), bem como a pilha de gráficos Mesa 23.1 .

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento geral.

Baixe e experimente o Ubuntu 22.04.3 LTS

Os usuários existentes do Ubuntu 22.04 LTS não precisam baixar essas novas imagens ISO.

Se você tiver uma instalação saudável, basta atualizá-la executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade no aplicativo Terminal ou usando o utilitário Software Updater regularmente.

Em outras palavras, se você planeja implantar o Ubuntu 22.04 LTS em novos computadores ou reinstalar suas instalações, deve baixar as imagens do Ubuntu 22.04.3 LTS.

Você pode baixar ISOs e imagens flexíveis em:

Para mais endereços de download, acesse a wiki da versão.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile