Dando continuidade ao suporte de longo prazo de sua atual versão LTS, a Canonical lançou o Ubuntu 22.04.1 LTS. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Depois de um pequeno atraso, foi lançado como o primeiro point release Ubuntu 22.04.
Com essa atualização do 22.04 LTS, todas as atualizações estáveis de lançamento recentes agora são incorporadas à mídia de instalação para melhorar a experiência imediata em novas instalações.
Essa atualização reúne todas as correções de bugs, atualizações de aplicativos, ajustes de desempenho e patches de segurança lançados no “Jammy Jellyfish” desde seu lançamento em abril.
O resultado é uma nova imagem de instalador preparada para uso e capaz de diminuir o número de atualizações de instalação local necessárias.
Esse point release LTS (Suporte a Longo Prazo) está disponível para produtos de Desktop, Server e Cloud, bem como para todos os tipos de sabores oficiais, incluindo Kubuntu 22.04.1 LTS, Xubuntu 22.04.1 LTS, Lubuntu 22.04.1 LTS, Ubuntu MATE 22.04.1 LTS, Ubuntu Budgie 22.04.1 LTS, Ubuntu Studio 22.04.1 LTS e Ubuntu Kylin 22.04.1 LTS.
Esta versão pontual combina todas as correções de bugs, atualizações de aplicativos e patches de segurança emitidos para 22.04 até o momento. Mas há outra razão pela qual a chegada de um lançamento pontual é uma grande novidade.
Além da ISO, os usuários que executam o Ubuntu 20.04 LTS receberão uma notificação perguntando se desejam atualizar para o Ubuntu 22.04.
Novidades do Ubuntu 22.04.1 LTS
Sim. Após um atraso de uma semana devido à descoberta de um bug do bloqueador de última hora, a Canonical lançou o primeiro point release desta atual série de suporte de longo prazo.
Como dito antes, o primeiro point release do Ubuntu 22.04 agrupa todos os SRUs atuais (atualizações de lançamento estáveis) com os pacotes lançados desde o lançamento de abril do Jammy Jellyfish.
O primeiro point release do 22.04 LTS, portanto, pronto para uso é mitigado contra o Retbleed, existem várias correções do Dell XPS Alder Lake, suporte Intel AMX portado para seus vários tipos de kernel, suporte RISC-V StarFive VisionFive e uma variedade de correções de bugs/segurança conforme observado naquele artigo anterior.
Não há nova pilha de habilitação de hardware (HWE) para um kernel mais recente e Mesa o primeiro point release do Ubuntu 22.04, mas essas ofertas de HWE vêm nas versões posteriores.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento geral.
Baixe e experimente o Ubuntu 20.04.1 LTS
O foco deste primeiro point release foi manter o Ubuntu 22.04 LTS estável e confiável, além de atualizar o hardware mais recente e fornecer à comunidade uma mídia de instalação atualizada que requer menos atualizações para serem baixadas depois a instalação.
Em outras palavras, se você planeja implantar o Ubuntu 22.04 LTS em novos computadores ou reinstalar suas instalações, deve baixar as imagens do Ubuntu 22.04.1 LTS.
Você pode baixar ISOs e imagens flexíveis em:
- Ubuntu 22.04.1 LTS (desktop e server)
- KUbuntu 22.04.1 LTS
- XUbuntu 22.04.1 LTS
- LUbuntu 22.04.1 LTS
- Ubuntu Budgie 22.04.1 LTS
- Ubuntu Kylin 22.04.1 LTS
- Ubuntu MATE 22.04.1 LTS
- Ubuntu Studio 22.04.1 LTS
- Xubuntu 22.04.1 LTS
Para mais endereços de download, acesse a wiki da versão.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux