E finalmente o Ubuntu 21.10 começou a transição para PHP 8.0 por padrão. Confira os detalhes dessa mudança e como ficará no lançamento final.
PHP é uma das linguagens mais usadas em desenvolvimento de sistemas para a web, e também uma poderosa linguagem para desktop (sim, ela permite cria aplicativos para desktop).
Essa é uma das linguagens de programação de código aberto mais fáceis de aprender. Da mesma forma, o PHP é muito popular e adequado para o desenvolvimento de sites e também pode ser incluído em HTML.
O PHP 7 incorporou uma grande otimização na velocidade, consequentemente aumentou seu prestígio. Por outro lado, a última versão do PHP 8.0 traz uma grande atualização.
Mas embora o PHP 8.0 tenha sido lançado no final do ano passado, ele não foi adicionado ao Ubuntu 21.04 devido a todas as mudanças em jogo no PHP 7.4.
E agora, para o Ubuntu 21.10, a transição para o PHP 8 está acontecendo para garantir que esteja em boa forma para o ciclo LTS do Ubuntu 22.04.
Ubuntu 21.10 começou a transição para PHP 8.0 por padrão
Após vários meses desde o lançamento do PHP 8.0 para permitir mais testes e alguns lançamentos pontuais com correções de bugs, os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para fazer a transição agora do PHP 7.4 para o PHP 8.0 por padrão para o Ubuntu 21.10.
Como só agora o Ubuntu 21.10 começou a transição para PHP 8.0 por padrão, esse tempo extra também permitiu que os desenvolvedores de PHP tratassem de quaisquer incompatibilidades de código PHP com o PHP 8.
Bryce Harrington da Canonical anunciou na quarta-feira que a transição começou. O PHP 8.0 foi retirado do Debian Experimental e definido como o PHP padrão.
Nas próximas semanas, outros componentes de sua pilha de PHP provavelmente serão reconstruídos e atualizados para o PHP 8.0. Para mais detalhes veja esta postagem na lista de e-mails.
PHP 8.1 com mais novos recursos, entretanto, é esperado para o final deste ano. Provavelmente veremos o PHP 8.1 ser usado para o lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu 22.04 na próxima primavera.
Mas se você quer usar o PHP 8 logo, seja no Ubuntu ou outro sistema Linux, consulte os tutoriais abaixo:
Como instalar o PHP 8 no CentOS 8 e sistemas derivados
Como instalar o PHP 8 no Debian e sistemas derivados
Como instalar o PHP 8 no Ubuntu e sistemas derivados