Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022

E o Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022! Entenda melhor o problema e veja como atualizar seu sistema.

Sim. Infelizmente, o Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022.

Eu sei o que você está pensando: “Mas, Já?!” – e sim: parece um lançamento tão recente. E, no entanto, seus nove meses obrigatórios de suporte expiram em algumas semanas.

Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022

Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022
Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022

Como disse antes, o Ubuntu 21.10 chegará ao fim da vida útil em 14 de julho de 2022.

Após essa data, aqueles que executam o lançamento não receberão mais correções de bugs, correções críticas de segurança ou atualizações de aplicativos. Bem, quase sem atualizações de aplicativos.

Como o Ubuntu 21.10 vem com o aplicativo Mozilla Firefox Snap, é provável que os usuários do Impish continuem a obter novas versões do navegador através da Snap Store, automaticamente, por algum tempo ainda.

De fato, um dos benefícios elogiados do Snaps é que eles permitem que os usuários em versões não suportadas do Ubuntu continuem usando software moderno.

Mas não é um grande incentivo para ficar para trás, e softwares de outros fornecedores, repositórios ou fontes também podem não ser cobertos.

O Ubuntu 21.10 foi um lançamento notável. Assim como o Firefox Snap, foi a primeira versão a vir com o desktop GNOME 40 (ou mais precisamente, a adaptação e modificação do Ubuntu).

Embora não seja tão polida e performática quanto a versão vanilla encontrada em outras distros, foi uma primeira tentativa sólida.

Atualizando do Ubuntu 21.10 para o Ubuntu 22.04

Você pode atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS do Ubuntu 21.10 sem nenhum salto de obstáculos. Na verdade, você provavelmente já recebeu uma notificação de que a atualização 22.04 está disponível.

E atualizar para o Ubuntu 22.04 é uma ideia inteligente: é uma versão de suporte de longo prazo. Você não precisará atualizar novamente até 2027, não se não quiser.

Sim, a Canonical incentiva todos os usuários do Ubuntu 21.10 a atualizar suas instalações no desktop ou servidor, bem como em qualquer um dos tipos de suporte, como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, etc., para o Ubuntu 22.04 mais recente, seguindo as instruções de atualização em https://help.ubuntu.com/community/JammyUpgrades.

A atualização do Ubuntu 21.10 para o Ubuntu 22.04 é fácil e é altamente recomendável.

Primeiro, verifique se você possui um backup recente dos arquivos mais importantes em uma unidade externa e se aplicou todas as atualizações disponíveis.

Para atualizar uma instalação da área de trabalho executando o Ubuntu 21.10, basta pressionar o atalho do teclado Alt + F2, digite o comando update-manager -c e pressione a tecla Enter.

O Update Manager será exibido para informar que “Nova versão de distribuição ‘22.04 ‘está disponível”. Clique no botão “Atualizar” e siga as instruções na tela.

Se você deseja atualizar um sistema de servidor executando o Ubuntu 21.10, instale primeiro o pacote update-manager-core

, se ele ainda não estiver instalado.

Em seguida, defina a linha Prompt no arquivo /etc/update-manager/release-upgrades como "normal". Execute o comando sudo do-release-upgrade e siga as instruções na tela.

Você pode atualizar facilmente, seguindo o tutorial mais abaixo ou executando uma nova instalação. Este último é altamente recomendado na maioria dos casos para um melhor desempenho, mas lembre-se de fazer um backup dos arquivos mais importantes antes de atualizar.

Como atualizar para o Ubuntu 22.04 via terminal (server e desktop)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.