Para a decepção de alguns, o Ubuntu 21.04 será lançado com GNOME 3.38 em vez do GNOME 40. Entenda porque isso aconteceu isso.
Parece que o próximo sistema operacional da Canonical, o Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo será fornecido com o ambiente de área de trabalho GNOME 3.38 por padrão, em vez do GNOME 40.
De acordo com o desenvolvedor do Ubuntu, Sebastien Bacher, o lançamento do Ubuntu 21.04, previsto para abril de 2021, se manterá na série de ambientes de desktop GNOME 3.38 e no kit de ferramentas GTK 3 já usado na versão atual, Ubuntu 20.04 LTS.
Ubuntu 21.04 será lançado com GNOME 3.38 em vez do GNOME 40
Uma vez que GNOME é o ambiente de desktop padrão do Ubuntu, cada novo lançamento do Ubuntu segue o ciclo de lançamento de seis meses do GNOME Stack upstream, então o Ubuntu 21.04 deveria ser entregue com o próximo desktop GNOME 40 por padrão, com lançamento previsto para o final de março de 2021.
No entanto, devido ao novo design do shell que o Projeto GNOME anunciou há alguns meses, os desenvolvedores do Ubuntu estão evitando atualizar os pacotes de desktop para o GNOME 40 porque isso pode ter um grande impacto no desktop e nas extensões do Ubuntu.
O mesmo vale para o kit de ferramentas GTK 4 lançado recentemente, que não estará disponível no próximo lançamento do Ubuntu 21.04 devido a questões temáticas, já que a Canonical desenvolve seu próprio tema de desktop para o Ubuntu chamado Yaru.
Sebastien Bacher do Ubuntu explica que:
“Esses são tópicos nos quais vamos gastar recursos e idealmente estaríamos ajudando a fazer as coisas avançar, mas já está no meio do ciclo, não contabilizamos nenhum deles e a equipe já está sobrecarregada.”
Sim. Os desenvolvedores do Ubuntu citam o redesenho do GNOME Shell no GNOME 40 e seu impacto potencial nas extensões do GNOME (das quais o Ubuntu vem com algumas por padrão) e o tema Yaru GTK como razão para “ficar” com o GNOME 3.38 neste ciclo.
Como resultado, o Ubuntu 21.04 será fornecido com o lançamento pontual do GNOME 3.38 mais recente, manterá os aplicativos GTK3 e continuará a usar o tema Yaru GTK.
O GNOME 40 altera a experiência do usuário do GNOME Shell de várias maneiras importantes. Os desenvolvedores do Ubuntu sentem que precisam de mais tempo para avaliar as mudanças de design – que ainda estão um tanto em fluxo antes do lançamento do GNOME 40 em março – para descobrir como manter a ‘experiência Ubuntu’ com eles.
Por exemplo, o desktop Ubuntu usa um ‘iniciador de aplicativo’ vertical à esquerda da área de trabalho, e tem feito isso desde 2011.
O GNOME 40 adota um design espacial horizontal, com um ‘iniciador de aplicativo’ horizontal, espaços de trabalho horizontais e uma paginação horizontal inicializador de aplicativos.
GTK4, entretanto, oferece alguns novos recursos muito impressionantes para desenvolvedores e designers de aplicativos aproveitarem, mas isso impacta em temas de terceiros (como Yaru) que precisam ser atualizados para acomodar todas as mudanças – uma tarefa nada trivial.
Para ser honesto, tudo isso parece realmente decepcionante, que os desenvolvedores do Ubuntu e GNOME não tiveram tempo para colaborar e sincronizar seu trabalho, mas tenho esperança de que seremos capazes de instalar e executar o próximo ambiente de desktop GNOME 40 no Ubuntu 21.04 após seu lançamento no final de abril.