Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil, atualize para o Ubuntu 21.10 agora

Conforme avisei anteriormente, o Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil! Entenda melhor o problema e veja como atualizar seu sistema.

Apelidado pela Canonical como o Hirsute Hippo, o Ubuntu 21.04 foi lançado há nove meses, em 22 de abril de 2021. Foi o primeiro lançamento do Ubuntu a usar o servidor de exibição Wayland de próxima geração por padrão para seu sabor Ubuntu Desktop, que usa um versão modificada do ambiente de desktop GNOME.

Mas, por não ser uma versão LTS (Long-Term Support), o Ubuntu 21.04 só recebeu atualizações de software e segurança por nove meses, até 20 de janeiro de 2022.

Após esta data, a Canonical deixará de fornecer atualizações para essa versão, que, em tempo, ficará vulnerável a todos os tipos de ataques.

Agora, o Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil, o que significa que não receberá mais atualizações de software e patches de segurança.

Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil! Atualize para o Ubuntu 21.10!

Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil, atualize para o Ubuntu 21.10 agora
Ubuntu 21.04 chegou ao fim da vida útil, atualize para o Ubuntu 21.10 agora

O Ubuntu 21.04 não entrou na série de ambientes de desktop GNOME 40 devido à sua Visão geral de atividades redesenhada, mas foi fornecido com suporte para aplicativos GNOME 40 enquanto era construído sobre a série de ambientes de desktop GNOME 3.38 mais antiga.

O Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) veio com o kernel Linux 5.11 por padrão para todos os sabores oficiais, e também introduziu suporte inicial ao PipeWire, nftables como back-end de firewall padrão, suporte para autenticação de cartão inteligente, bem como um tema escuro Yaru redesenhado para seu Sabor do Ubuntu Desktop.

No entanto, sendo uma versão provisória e não um suporte de longo prazo (LTS), o Ubuntu 21.04 só recebe atualizações de software e segurança por nove meses. Como tal, em 20 de janeiro de 2022, chegou oficialmente ao fim da vida útil.

Fim de vida (EOL) significa que a Canonical deixará de oferecer atualizações para usuários do Ubuntu 21.04, o que significa que, com o tempo, o sistema ficará vulnerável a todos os tipos de ameaças e ataques.

Mas lembre-se de que o Ubuntu 21.10 também é uma versão provisória que recebe apenas nove meses de suporte, até o final de junho de 2022.

Enquanto isso, a Canonical está trabalhando no próximo lançamento do Ubuntu LTS, o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), que está programado para ser lançado em 21 de abril de 2022.

O Ubuntu 22.04 LTS será suportado por pelo menos 5 anos e vem com o kernel Linux 5.15 LTS e o ambiente de desktop GNOME 42.

Atualizando do Ubuntu 21.04 para o Ubuntu 21.10

Sim, a Canonical incentiva todos os usuários do Ubuntu 21.04 a atualizar suas instalações no desktop ou servidor, bem como em qualquer um dos tipos de suporte, como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, etc., para o Ubuntu 21.10 mais recente, seguindo as instruções de atualização em https://help.ubuntu.com/community/FocalUpgrades.

A atualização do Ubuntu 21.04 para o Ubuntu 21.10 é fácil e é altamente recomendável, pois o último é suportado pelos próximos cinco anos.

Primeiro, verifique se você possui um backup recente dos arquivos mais importantes em uma unidade externa e se aplicou todas as atualizações disponíveis.

Para atualizar uma instalação da área de trabalho executando o Ubuntu 21.04, basta pressionar o atalho do teclado Alt + F2, digite o comando update-manager -c e pressione a tecla Enter.

O Update Manager será exibido para informar que “Nova versão de distribuição ‘21.10 ‘está disponível”. Clique no botão “Atualizar” e siga as instruções na tela.

Se você deseja atualizar um sistema de servidor executando o Ubuntu 21.04, instale primeiro o pacote update-manager-core

, se ele ainda não estiver instalado.

Em seguida, defina a linha Prompt no arquivo /etc/update-manager/release-upgrades como "normal". Execute o comando sudo do-release-upgrade e siga as instruções na tela.

Você pode atualizar facilmente, seguindo o tutorial mais abaixo ou executando uma nova instalação. Este último é altamente recomendado na maioria dos casos para um melhor desempenho, mas lembre-se de fazer um backup dos arquivos mais importantes antes de atualizar.

Como atualizar para o Ubuntu 21.10 via terminal (server e desktop)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.