Ubuntu 20.10 terá ZFS com TRIM ativado por padrão

Para melhorar ainda mais o suporte ao sistema de arquivos Zettabyte File System, o Ubuntu 20.10 terá ZFS com TRIM ativado por padrão.

Muitos anos atrás, em 2013, escrevi um artigo que explicava o que é o TRIM e como ativá-lo no Ubuntu. Basicamente, “é um aplicativo de sistema que nos permite manter o desempenho de nossos discos rígidos SSD como se fosse o primeiro dia”.

Por outro lado, entre os novos recursos que o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla vai introduzir, teremos menos novidades, como alguns esforços para melhorar o suporte ao ZFS. Dentre essas melhorias, foi anunciado que o TRIM será ativado por padrão, quando usarmos este sistema de arquivos.

Ubuntu 20.10 terá ZFS com TRIM ativado por padrão

Ubuntu 20.10 terá ZFS com TRIM ativado por padrão

Isso será possível graças a uma alteração simples que eles introduziram no instalador do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla Ubiquity: altere a linha necessária com o valor ‘autotrim=on‘ na opção de montagem ao criar um Zpool durante o processo de instalação.

Isso significa que o Autotrim será ativado, o que fará com que o TRIM faça seu trabalho automaticamente para melhorar ou manter a saúde dos SSDs. Caso contrário, você deve usar o comando zpool trim.

Embora a teoria do ZFS nos leve a pensar que oferece apenas vantagens, a prática nos diz o contrário, pelo menos agora.

Este mês, houve relatos de casos em que dados foram perdidos, algo que um usuário reclamou há meses e que Linus Torvalds recomendou diretamente não usar o ZFS.

Essas podem ser as razões pelas quais a Canonical está dando tanta atenção ao sistema de arquivos: ele tem muito a oferecer, como a função que um servidor mais gosta que nos permite criar pontos de restauração, mas também muito a melhorar.
 
O Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla será uma versão de ciclo normal suportada por 9 meses, que será lançada em 22 de outubro e terá suporte até julho de 2021.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 219

Sair da versão mobile