Ubuntu 20.10 terá suporte ao active directory no Instalador

Boa notícia para quem precisa integrar o sistema da Canonical a uma rede microsoft, o Ubuntu 20.10 terá suporte ao active directory no Instalador.

Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP da Microsoft que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede.

Assim como o NIS, o Active Directory surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, em vez de o usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede.

Normalmente, a configuração desse serviço no linux requer a edição de arquivos de configuração, mas isso tem mudado muito nos últimos anos. Melhor ainda, o Ubuntu 20.10 terá suporte ao active directory no Instalador.

Ubuntu 20.10 terá suporte ao active directory no Instalador

Ubuntu 20.10 terá suporte ao active directory no Instalador

Sim. O instalador “Ubiquity” usado pelo Ubuntu irá apresentar integração do Active Directory (AD) com o próximo lançamento do Ubuntu 20.10.

Dado que está no final do ciclo e após o congelamento de recursos, uma exceção de congelamento de recursos foi solicitada e concedida para adicionar este suporte opcional do Active Directory ao instalador do Ubuntu para desktop.

Durante o processo de configuração do usuário no Ubiquity haverá suporte no Ubuntu 20.10 com suporte para habilitar o Active Directory para log-ins.

Quando marcada, o usuário pode acessar uma configuração do Active Directory em sua rede enquanto cria uma conta local do Ubuntu para fins de administração.

A interface de usuário do instalador Ubiquity permite especificar o domínio, administrador e senha, bem como um teste para o domínio.

A mudança com o suporte do Active Directory foi aprovada e está indo para o Ubuntu 20.10.

O lançamento do Ubuntu 20.10 está previsto para o próximo mês com melhorias no OpenZFS, uso do kernel Linux 5.8, desktop GNOME 3.38 e muitas outras atualizações de pacote.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 1.525

Sair da versão mobile