Ubuntu 20.10 incluirá uma versão desktop para o Raspberry Pi?

Uma recente declaração não confirmada de Martin Wimpress (do Mate) deixou no ar uma dúvida: o Ubuntu 20.10 incluirá uma versão desktop para o Raspberry Pi?

Um Raspberry Pi pode ser usado como centro multimídia, um emulador de jogo e dá até para fazer alguns testes e tarefas no desktop.

Entretanto, sua arquitetura impede a instalação de alguns aplicativos, como o AceStream Player, e o sistema operacional que funciona melhor, é mais fácil de instalar e respeita todo o espaço do cartão SD é o Raspbian, uma distribuição que será chamada Raspberry Pi OS e que agora… bem, nem sempre agrada a todos.

Por esse motivo, a última novidade relacionada ao Raspberry Pi deixará alguns usuários bem feliz.

E sim, agora podemos instalar o Ubuntu em um Raspberry Pi, e até o Focal Fossa inclui suporte oficial, mas não é um Ubuntu para desktop, se não um “bare” como o Ubuntu Server. Se queremos que ele tenha uma interface de usuário com tudo o que isso implica, precisamos instalar os pacotes a partir de desktop.

Essa situação mudará no Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla, ou pelo menos isso foi sugerido por Martin Wimpress, o principal desenvolvedor do Ubuntu MATE e que agora também é o líder da área de trabalho do Ubuntu.

Ubuntu 20.10 incluirá uma versão desktop para o Raspberry Pi?

Ubuntu 20.10 incluirá uma versão desktop para o Raspberry Pi?
Ubuntu 20.10 incluirá uma versão desktop para o Raspberry Pi?

Em um recente podcast do Ubuntu Podcast, o Wimpress lançou uma bomba quando disse que provavelmente estão trabalhando em um Ubuntu Desktop para Raspberry Pi.

É algo que ele disse durante o debate sobre a nova versão de 8 GB do Raspberry Pi 4.

“Talvez, talvez … Shhh, é só entre você e eu, não conte a ninguém, mas uma das coisas que o artigo da OMG!Ubuntu! sobre o Ubuntu 20.10 não incluiu … talvez estejamos trabalhando em um desktop Ubuntu para Raspberry Pi.”

No momento e com a ausência lógica de uma declaração oficial, pouco se sabe sobre esse projeto.

Sabemos que o Wimpress já ofereceu várias versões do Ubuntu MATE para a placa raspberry, mas a mais recente é baseada no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver, a de 64 bits está em fase experimental e, após a instalação via Etcher ou ferramentas similares, armazenamento sistema operacional não exceda 4 GB.

Mas enfim, em 5 meses, saberemos o que e como eles estão preparando.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 297

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.