Diferente das versões reduzidas ou adaptações lançadas anteriormente, o Ubuntu 20.10 Desktop agora suporta o Raspberry Pi 4.
Outras versões do Ubuntu foram produzidas para o popular computador de placa única ao longo dos anos, mas estas eram versões reduzidas, reduzidas ou versões sem GUI, como Ubuntu Core, Ubuntu Server, etc. Mas não mais.
A partir da versão mais recente, os modelos Raspberry Pi com 4 GB ou 8 GB de RAM podem executar o desktop Ubuntu 20.10.
Ubuntu 20.10 Desktop agora suporta o Raspberry Pi 4
Sim, o Groovy Gorilla oferece suporte para uma versão desktop completa e completa.
Mas o Groovy é apenas o primeiro passo em direção a um objetivo maior: um lançamento Ubuntu LTS no Raspberry Pi, como diz Eben Upton, CEO da Raspberry Pi:
“Da placa Raspberry Pi clássica ao Módulo de computação de nível industrial, esta primeira etapa para um Ubuntu LTS no Raspberry Pi com suporte de longo prazo e atualizações de segurança corresponde ao nosso compromisso de ampliar o acesso aos melhores recursos de computação e código aberto.”
Há até um papel de parede personalizado para celebrar a ocasião:
É claro que nem todo mundo quer ou precisa de uma GUI. Portanto, as compilações do Ubuntu 20.10 para Raspberry Pi estão disponíveis em compilações de desktop e servidor para atender às necessidades dos desenvolvedores, executar micro nuvens, lidar com robótica, aproveitar IoT e muito mais.
“Neste lançamento, celebramos o compromisso da Raspberry Pi Foundation em colocar a computação aberta nas mãos de pessoas em todo o mundo”, afirmou Mark Shuttleworth, CEO da Canonical.
“Estamos honrados em apoiar essa iniciativa, otimizando o Ubuntu no Raspberry Pi, seja para uso pessoal, fins educacionais ou como base para seu próximo empreendimento.”
Os links para download do Ubuntu 20.10 para o Raspberry Pi 4 estarão disponíveis ainda hoje (22 de outubro) em ubuntu.com/raspberry-pi.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre o que o Ubuntu em um Raspberry Pi pode fazer, você pode querer assistir a uma transmissão especial ao vivo que ocorrerá às 17h do dia 23 de outubro no YouTube.
Ele será hospedado pelo líder de desktop do Ubuntu, Martin Wimpress e Rhys Davies, gerente de produto do Raspberry Pi.