Conforme avisei anteriormente, o Ubuntu 20.10 chegou ao fim da vida útil! Entenda melhor o problema e veja como atualizar seu sistema.
O Ubuntu 20.10 foi lançado há nove meses em 22 de outubro de 2020 e foi o primeiro lançamento do Ubuntu com imagens de desktop para o computador de placa única Raspberry Pi 4.
Ele foi desenvolvido com o kernel Linux 5.8 e apresentava o ambiente de área de trabalho GNOME 3.38 por padrão.
Mas, por não ser uma versão LTS (Long-Term Support), o Ubuntu 20.10 só recebeu atualizações de software e segurança por nove meses, até 22 de julho de 2021.
Após esta data, a Canonical deixará de fornecer atualizações para a versão Groovy Gorilla, que, em tempo, ficará vulnerável a todos os tipos de ataques.
Agora, no dia 22 de julho de 2021, o Ubuntu 20.10 chegou ao fim da vida útil, o que significa que não receberá mais atualizações de software e patches de segurança.
Ubuntu 20.10 chegou ao fim da vida útil! Atualize para o Ubuntu 21.04!
Sim. O problema é que o Ubuntu 20.10 não é uma versão LTS (Long Term Support). Isso significa que a Canonical ofereceu suporte apenas por nove meses.
Portanto, a partir de 22 de julho de 2021, a Canonical não fornecerá mais atualizações de segurança e software para usuários do Ubuntu 20.10.
Isso significa que, se você continuar usando o Ubuntu 20.10 no seu computador desktop ou servidor, ele ficará vulnerável a ataques em breve. A Canonical recomenda que todos os usuários do Ubuntu 20.10 atualizem para a versão mais recente, o Ubuntu 21.04 o mais rápido possível.
Em 21 de julho de 2021, a Canonical publicou a última atualização de segurança para o Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), então se você ainda estiver usando a distro por mais alguns dias ou semanas até que esteja pronto para atualizar para o Ubuntu 21.04, esteja seguro usá-lo, mas considere atualizá-lo o mais rápido possível.
Como tal, é aconselhável fazer um backup de seus arquivos mais importantes e começar a atualizar para o Ubuntu 21.04, que apresenta um kernel mais recente para melhor suporte de hardware (Linux 5.11), suporte para aplicativos GNOME 40 e Wayland por padrão.
O Ubuntu 21.04 terá suporte por mais seis meses, até o final de janeiro de 2022, mas a Canonical lançará o Ubuntu 21.10 (Impish Indri) ainda este ano, em 14 de outubro de 2021, com a última série de ambientes de desktop GNOME 40 por padrão, kernel Linux 5.14 e muitos outros aprimoramentos.
Atualizando do Ubuntu 20.10 para o Ubuntu 21.04
Sim, a Canonical incentiva todos os usuários do Ubuntu 20.10 a atualizar suas instalações no desktop ou servidor, bem como em qualquer um dos tipos de suporte, como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, etc., para o Ubuntu 21.04 mais recente, seguindo as instruções de atualização em https://help.ubuntu.com/community/FocalUpgrades.
A atualização do Ubuntu 20.10 para o Ubuntu 21.04 é fácil e é altamente recomendável, pois o último é suportado pelos próximos cinco anos.
Primeiro, verifique se você possui um backup recente dos arquivos mais importantes em uma unidade externa e se aplicou todas as atualizações disponíveis.
Para atualizar uma instalação da área de trabalho executando o Ubuntu 20.10, basta pressionar o atalho do teclado Alt + F2, digite o comando update-manager -c
e pressione a tecla Enter.
O Update Manager será exibido para informar que “Nova versão de distribuição ‘21.04 ‘está disponível”. Clique no botão “Atualizar” e siga as instruções na tela.
Se você deseja atualizar um sistema de servidor executando o Ubuntu 20.10, instale primeiro o pacote update-manager-core, se ele ainda não estiver instalado.
Em seguida, defina a linha Prompt no arquivo /etc/update-manager/release-upgrades
como "normal". Execute o comando sudo do-release-upgrade
e siga as instruções na tela.
Você pode atualizar facilmente, seguindo o tutorial mais abaixo ou executando uma nova instalação. Este último é altamente recomendado na maioria dos casos para um melhor desempenho, mas lembre-se de fazer um backup dos arquivos mais importantes antes de atualizar.
Como atualizar para o Ubuntu 21.04 via terminal (server e desktop)