Ubuntu 20.04 LTS usará o kernel 5.4 e não terá alguns recursos

Se você estava na expectativa de usar a próxima versão do sistema da Canonical com a ultima versão do kernel, infelizmente, parece que o Ubuntu 20.04 LTS usará o kernel 5.4.

O Ubuntu 20.04 Focal Fossa será uma versão Long Term Support (LTS, ou em português, Suporte a Longo Prazo). O que é uma versão de Suporte a Longo Prazo? São lançamentos suportados por 5 anos, e nesse meio tempo, a Canonical coloca mais carne na grelha enquanto tenta tornar o sistema bem polido.

Ubuntu 20.04 LTS usará o kernel 5.4 e não erá alguns recursos

No começo, como já havia acontecido em outros lançamentos, pensava-se que este chegaria com o kernel 5.5, mas está quase confirmado que o sistema virá com o kernel 5.4.

Ubuntu 20.04 LTS usará o kernel 5.4 e não terá alguns recursos

Por que o kernel 5.4? Bem, os desenvolvedores dizem que é porque o 5.4 também é uma versão LTS, neste caso do kernel, mas provavelmente há algo que eles não nos dizem.

A versão oficial informa que o kernel 5.4 será suportado por Linus Torvalds e sua equipe até 2021 e a Canonical prefere ficar em uma versão anterior que apoia a equipe oficial, do que ter que fazer um trabalho extra que, deve-se dizer, pode ser desnecessário.

O Ubuntu 20.04 perderá funções interessantes do kernel

Nesse sentido, algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

A primeira é que, em abril, os usuários do Ubuntu não poderão aproveitar alguns recursos da versão 5.5, um kernel que oferece melhores benchmarks que a versão anterior.

Além disso, não podemos usufruir de outra função, embora isso não fosse esperado nos prazos, disponíveis no Linux 5.6 que farão com que nossos computadores fiquem mais frios (sim, estou falando da nova função de resfriamento de CPU).

A próxima coisa que precisamos saber é que o que não poderemos usar em abril de 2020, podemos usá-lo em abril de 2021 ou anterior, desde que atualizemos o kernel manualmente.

Apesar da Canonical fornecer pacotes do kernel mais recente, nem sempre é recomendável atualizar o kernel do Linux por conta própria, a menos que seja estritamente necessário.

Eu acho que seria melhor ter um pouco de paciência e aguardar o lançamento de uma ISO atualizada que coincidisse com o Ubuntu 20.04.2, uma versão que já incluiria o kernel 5.7 ou 5.8.

Também devemos lembrar que existem funções adicionadas diretamente pela Canonical, como suporte ao WireGuard. Com tudo isso, o que você acha do Ubuntu 20.04 permanecer no kernel 5.4?

O que está sendo falado no blog

Post Views: 222

Sair da versão mobile