Ubuntu 20.04 LTS (e derivados) lançado e já está disponível para download

Seguindo o cronograma estabelecido, finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 20.04 LTS e derivados oficiais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte tanto da comunidade quanto profissional.

Ubuntu 20.04 LTS  (e derivados) já está disponível para download
Ubuntu 20.04 LTS (e derivados) já está disponível para download

A comunidade Ubuntu é construída com base nas ideias do Manifesto do Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser usadas por pessoas em seu idioma local e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter liberdade para personalizar e altere seu software da maneira que achar melhor.

A Canonical lançou hoje o Ubuntu 20.04 LTS, a versão mais recente de um dos mais populares sistemas operacionais baseados em Linux do mundo, incorporando as mais novas tecnologias GNU/Linux e o mais recente softwares de código aberto.

Essa é uma versão LTS (Long Term Support ou Longo Tempo de Suporte). Ela vem com 5 anos de atualizações de segurança garantidas, correções críticas e atualizações de software selecionadas da Canonical.

Esse sistema será suportado em arquiteturas de hardware de 64 bits (amd64) para todos os tipos, exceto o Ubuntu Server, que também é suportado em arquiteturas ARM64 (AArch64), IBM System z (s390x), PPC64el (Power PC 64 bits Little Endian) e Raspberry Pi.

É um lançamento para o usuário avançado do Ubuntu que quer ter o mais estáveis software e tecnologias GNU/Linux em seu computador pessoal.

É claro que os usuários também podem atualizar a partir do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) ou de uma versão anterior do LTS.

Agora, a espera acabou, e você já pode baixar o sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS e todos os sabores oficiais, pois a Canonical disponibilizou as imagens ISO para todos os sabores oficiais.

Mais sobre o Ubuntu 20.04 LTS

Seis meses em desenvolvimento, o Ubuntu 20.04 LTS é apelidado de “Focal Fossa” e vem com uma promessa de suporte de 10 anos da Canonical, até o ano 2030.

Essa é a versão mais avançada do Ubuntu Linux até agora, tanto em desktop quanto em servidor, trazendo muitos dos últimas tecnologias GNU / Linux e software mais recente.

Um dos maiores recursos novos da versão Ubuntu 20.04 LTS é o mais recente e maior ambiente de desktop GNOME 3.36, que apresenta vários novos recursos e aprimoramentos.

Essa versão também vem com um novo splash gráfico de inicialização que também se integra ao logotipo do BIOS do sistema. Isso significa que na próxima vez que você inicializar o seu PC Ubuntu após a atualização para o Focal Fossa, um novo logotipo deverá ser exibido durante a inicialização.

Além disso, o tema padrão do Yaru teve uma atualização muito necessária durante esse ciclo e agora parece mais legal do que nunca. Existe ainda uma maneira mais fácil de alternar entre os temas Claro e Escuro, em Configurações> Aparência.

Mas nem todos os novos recursos do Ubuntu 20.04 LTS são visíveis. Outra grande mudança na versão do Focal Fossa é a inclusão da série de kernel Linux 5.4 LTS.

Não apenas esse kernel será suportado upstream pelos próximos dois anos, mas também traz dezenas de mudanças em comparação aos kernels anteriores.

Por exemplo, há suporte interno para a solução VPN WireGuard de última geração, suporte para CPUs Intel Comet Lake, GPUs AMD Navi 12 e 14, APUs AMD Arcturus e Renoir, suporte para o sistema de arquivos exFAT, suporte para todos os dispositivos Raspberry Pi e um melhor suporte para as GPUs da Nvidia como drivers proprietários da Nvidia agora estão incluídos na imagem ISO.

Melhorias significativas na economia de energia também estão presentes, e o kernel e o initramfs agora estão usando o algoritmo de compactação LZ4 por padrão para tempos de inicialização ainda mais rápidos.

O GameMode da Feral Interactive também está incluído nesta versão para um impulso nos jogos.

Também foi aprimorado o suporte de rede, que agora inclui a capacidade de adicionar sinalizadores Wi-Fi para configurações de bssid, banda e canal, suporte para modems GSM, capacidade de definir geração de endereços IPv6 e suporte básico para configurar dispositivos de rede SR-IOV.

O Ubuntu 20.04 LTS também possui um aplicativo da Snap Store como ferramenta gráfica padrão de gerenciamento de pacotes para encontrar, instalar, atualizar e remover pacotes do sistema.

A Snap Store substituiu o aplicativo Ubuntu Software usado em versões anteriores.

Quanto ao instalador, ele também sofreu algumas alterações.

A mais visível é o suporte aprimorado ao ZFS, que agora oferece criptografia nativa com aceleração de hardware ativada, remoção de dispositivo, TRIM de pool, limpeza e resilver sequenciais e uma nova caixa de diálogo na tela de particionamento.

Em termos de segurança, o Ubuntu 20.04 LTS inclui suporte a Inicialização Segura (Secure Boot) para proteger contra ataques de baixo nível, suporte a Fast ID Online (FIDO) para ataques de engenharia social e fornece autenticação universal de fatores múltiplos e sem senha, além de medidas de Autoproteção do Kernel para conflito de pilha proteção e para garantir a integridade do fluxo de controle.

Sob o capô, o Ubuntu 20.04 LTS apresenta uma cadeia de ferramentas atualizada que consiste em algumas das mais recentes tecnologias GNU / Linux, como GNU C Library 2.31, GCC 9.3, Python 3.8.2, Mesa 20.0, PHP 7.4, BlueZ 5.53, PulseAudio 14.0 , Perl 5.30, OpenJDK 11, Golang 1.13 e rustc 1.41.

No lado do servidor, o Ubuntu 20.04 LTS é fornecido com o Apache com suporte TLS 1.3 embutido, Bind 9.16, Chrony 3.5, dpdk 19.11.1 LTS, HAProxy 2.0, isc-kea 1.6, libvirt 6.0, OpenSSH 8.2, Open vSwitch 2.13 , PostgreSQL 12, QEMU 4.2, Ruby 2.7, Ruby on Rails 5.2.3 e Samba 4.11.

E as novidades dos derivados do Ubuntu 20.04 LTS

Os sabores oficiais lançados como parte do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) incluem o Kubuntu 20.04 LTS, o Xubuntu 20.04 LTS, o Lubuntu 20.04 LTS, o Ubuntu Studio 20.04 LTS, o Ubuntu MATE 20.04 LTS, o Ubuntu Budgie 20.04 LTS e o Ubuntu Kylin 20.04 LTS.

Eles incluem todos os recursos do Ubuntu 20.04 LTS e muito mais…

O Kubuntu 20.04 LTS vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS mais recente, suíte de software KDE Applications 19.12.3, Qt 5.12.8 LTS, Elisa 19.12.3 como player de música padrão em vez de Cantata, digiKam 6.4.0, KDEConnect 1.4.0, KDevelop 5.5.0, Krita 4.2.9 e Latte Dock 0.9.10. Ele também remove o KDE PIM Suite da instalação padrão e adiciona o ZFS experimental no suporte ao instalador raiz.

O Xubuntu 20.04 LTS vem com o ambiente de desktop mais recente do Xfce 4.14, um novo tema chamado Greybird-dark, que é opcional e pode ser definido pelo usuário através do Gerenciador de configurações. Todos os temas Greybird incluídos oferecem suporte imediato aos aplicativos Snap.

Também com o mais recente ambiente de área de trabalho do Xfce 4.14, o Ubuntu Studio 20.04 LTS vem com um utilitário Ubuntu Studio Controls atualizado, que permite aos usuários nomear pontes PulseAudio, acessar mais facilmente a configuração de áudio, que é dividida em três seções, como Jack Master Settings, Extra Devices, e ponte de pulso.

Ardor 5.12.0, Audacity 2.3.3, Blender 2.82, Carla 2.1, Calibre 4.99, Darktable 3.0.1, GIMP 2.10.18, Hidrogênio 1.0.0 beta 2, Inkscape 0.92.4, Kdenlive 19.12, Krita 4.2.9, MyPaint 2.0.0, OBS Studio 25.0.3, 3, Pitivi 0.99, RawTherapee 5.8 e Scribus 1.5.5 estão entre os aplicativos incluídos padrão nesta versão.

O Lubuntu 20.04 LTS é a primeira versão do LTS a apresentar o novo ambiente de desktop LXQt e um novo aplicativo Update Notifier. Como esperado, esta versão também vem com vários aprimoramentos na interface do usuário para uma experiência muito agradável, suporte aprimorado de hardware e componentes atualizados.

O Ubuntu MATE 20.04 LTS apresenta o mais recente ambiente de desktop MATE 1.24, opção experimental ZFS no instalador raiz, suporta GameMode da Feral Interactive, tela de boas-vindas atualizada do Ubuntu MATE, um front-end GTK para fwupd que permite instalar ou atualizar o firmware mais facilmente em seus dispositivos .

O applet gráfico híbrido MATE Optimus agora suporta Nvidia On-Demand, o MATE Tweak agora mantém todas as alterações que você faz antes de alternar entre layouts personalizados, uma lupa de mesa chamada Magnus também é incluída e há suporte para Remote Desktop Awareness (RDA) para todos os aplicativos MATE .

O Ubuntu MATE 20.04 LTS também substitui o Mozilla Thunderbird pelo Evolution como cliente de email padrão, apresenta um novo indicador que atua como um centro de notificação para atualizações e tudo o mais que precisa de sua atenção (com o Não perturbe incluído também) e é fornecido com os melhores e mais recentes Menu rápido.

O Ubuntu Budgie 20.04 LTS vem com o mais recente ambiente de desktop Budgie 10.5.1, um applet de menu elegante por padrão, applet NetworkManager baseado em Budgie por padrão, Window Shuffler totalmente renovado, suporte para alternar entre layouts de área de trabalho com um único clique e uma nova área de trabalho rotador de papel de parede e alternador de espaço de trabalho.

Ele também possui dois novos aplicativos padrão, ou seja, Firmware GNOME e GNOME Drawing, aprimoramentos no Budgie Welcome, temas Pocillo e QogirBudgie atualizados para combinar com janelas CSD (decoração do lado do cliente), aprimoramentos HiDPI (4K) entre os applets Budgie e integração com telefone Android .

Já o Ubuntu Kylin 20.04 LTS vem com o novo ambiente de área de trabalho UKUI 3.0 com um novo layout para o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas, o Kylin Weather App renovado, melhorias no gerenciamento de som, um novo layout para o Kylin Calendar, um gerenciador de arquivos muito aprimorado e muitos aprimoramentos para o Kylin Software Center.

Todos os sabores oficiais do Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) também serão suportados pelos próximos três anos com atualizações de software e segurança, até abril de 2023.

Este artigo será atualizado a medida que novas informações e links oficiais forem publicados. Fiquem de olho no Blog.

Notas do Ubuntu 20.04 LTS

Para mais detalhes, dê uma olhada nas notas de lançamento abaixo (algumas ainda estão sendo atualizadas):

Baixe e experimente o Ubuntu 19.10

Não se esqueça de que você também pode atualizar diretamente para 20.04 a partir das 19.10 ou 18.04, o que pode ser mais fácil do que iniciar novamente, especialmente se você tiver muitos arquivos para fazer backup.

Se você quiser atualizar seus sistemas, use um dos procedimentos abaixo:

Como atualizar para o Ubuntu 20.04 LTS via terminal (server e desktop)

E se for instalar do zero, use os links abaixo para baixar a imagem ISO do sistema (os links ainda estão sendo atualizados):

Se você quiser usar o Unity, siga os passos desse tutorial:

Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 20.04 LTS e derivados

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 856
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.