Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

Matthias Klose informou que o Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2 e deus detalhes sobre a situação dessa tarefa. Confira!

Atualizar uma linguagem de programação dentro de um sistema Linux não é uma tarefa difícil, basta instalar a nova versão e remover a antiga. Entretanto, quando você precisa manter mais de uma versão no mesmo sistema, a coisa fica um pouco mais complicada, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças.

Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

A coisa piora ainda mais quando essa linguagem não é usada apenas para criar aplicativos, quando por exemplo, ela está incrustada no meio da infraestrutura do próprio sistema operacional.

Bom, esse é o caso do Ptython, mais especificamente, do Python 2, que está sendo substituído aos poucos pelo Python 3.

Atualmente, o Ubuntu tem feito um trabalho para finalizar essa substituição antes do lançamento da versão 20.04 LTS, a próxima versão estável e de suporte prolongado desse sistema operacional da Canonical.

Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

O objetivo do Ubuntu 20.04 é enviar o Python 2 removido, pois o Py2 será encerrado após o início do ano e esta próxima versão do Ubuntu Linux é uma versão de Suporte a Longo Prazo, mas ainda existem muitos pacotes dependentes do Python 2 atualmente deixado no Debian instável e no arquivo “Focal Fossa” do Ubuntu.

O desenvolvedor do Ubuntu/Debian, Matthias Klose, que vem fazendo grande parte da disputa pela remoção do Python 2 para o Ubuntu 20.04 LTS, enviou a última atualização da noite para o dia.

Ainda existem cerca de 3.300 bugs arquivados no Debian relacionados aos pacotes Python 2 e daqueles 1.500 fechados, enquanto cerca de 350 pacotes estão disponíveis apenas no repositório Focal do Ubuntu e não no Debian upstream.

O objetivo é obviamente converter o maior número possível de pacotes do Python 2 para o Python 3, mas para muitos pacotes que não são mais mantidos, isso pode ser um problema.

Para a maioria dos softwares que não são compatíveis com Python 3, acabará enfrentando a exclusão do arquivo se ninguém avançar para cuidar da portabilidade necessária.

E ainda há o problema de qualquer software ainda exclusivo do Python 2 que seja importante para o Ubuntu/Debian.

Para isso, ainda está por ser determinado, mas o objetivo é remover o Python 2 antes do lançamento do Ubuntu 20.04 LTS em abril.

Mais detalhes nesta postagem da lista de discussão.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 342
Sair da versão mobile