Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico

Um mockup da caixa de diálogo da ferramenta utilitário Software & Updates (Programas e atualizações”> “Drivers adicionais”) mostra que o Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico.

Um pequeno lote de melhorias do usuário final na tela “Drivers Adicionais” está sendo preparado antes do Ubuntu 20.04 LTS.

Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico
Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico

Agora que os gráficos mais recentes da NVIDIA estão disponíveis diretamente nas versões do Ubuntu LTS (sem a necessidade de repositórios de terceiros ou downloads obtusos da Web), os desenvolvedores estão atualizando a aparência dos “Programas e atualizações”> “Drivers adicionais” para ajudar os usuários a entender melhor o que estão procurando.

Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico

Aqui está, por exemplo, a aparência da tela de seleção do driver gráfico no Ubuntu 18.04.3 LTS:
Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico
Pode ser um toque mais claro, não é?

O pessoal do Ubuntu certamente pensa assim. Eles planejam ajustar o arranjo de “drivers adicionais” listados e melhorar a redação usada para apresentá-los.

Para os drivers gráficos, isso significa que termos excessivamente “técnicos”, como “servidor X.org X” e “metapacote” serão removidos, e serão introduzidos rótulos mais inteligíveis e concisos:
Ubuntu 20.04 facilitará a escolha de um driver gráfico
Outras informações, como o número da versão específica do driver e a licença sob a qual são distribuídos, são estilizadas de maneira mais consistente e útil (ou seja, na verdade, parecem informações e não apenas parte do nome do pacote):

Você também observará na maquete acima, extraída do Ubuntu Wiki no utilitário Software & Updates (Programas e atualizações), que os termos “Long Lived” e “Short Lived” da NVIDIA estão sendo usados.

Pessoalmente, como não-gamer, acho os rótulos da NVIDIA um pouco confusos (e acho que não estou sozinho), mas acredito que a essência geral é:

Long-lived – recebeu mais testes, recebe correções regulares
Short-lived – menos amplamente testada, mas inclui novos recursos

Então, presumivelmente:

Long-lived – melhor para usuários regulares
Short-lived – melhor para gamers (jogadores)

De qualquer forma, essa alteração específica facilitará para os usuários do Ubuntu 20.04 entender as diferenças relativas (e méritos das mesmas) nos drivers apresentados pelo Ubuntu, por padrão.

Naturalmente, os usuários permanecem livres para baixar e instalar drivers fora do repositório (e essa tela continuará exibindo drivers instalados manualmente, quando aplicável).

O que está sendo falado no blog

Post Views: 504

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.