Ubuntu 20.04.3 LTS lançado com Kernel 5.11, Mesa 21, e muito mais

A Canonical lançou o Ubuntu 20.04.3 LTS com Kernel 5.11, Mesa 21, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis ​​por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.

Agora, a Canonical lançou hoje o Ubuntu 20.04.3 LTS como o terceiro ponto de lançamento para sua série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) com suporte de longo prazo.

Novidades do Ubuntu 20.04.3 LTS

Ubuntu 20.04.3 LTS lançado com Kernel 5.11, Mesa 21, e muito mais

Lançado em 23 de abril de 2020, a série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) é compatível por pelo menos cinco anos, até abril de 2025, no desktop, com software regular e atualizações de segurança, e a Canonical fornece aos usuários novos, up- mídias de instalação atualizadas a cada seis meses.

Vindo mais de seis meses após o Ubuntu 20.04.2, o lançamento pontual do Ubuntu 20.04.3 está aqui com kernel atualizado e pilhas de gráficos do lançamento do Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo).

Mais precisamente, é equipado com a série de kernel HWE (Hardware Enablement) Linux 5.11 e usa a pilha de gráficos Mesa 21.0 mais recente.

Como de costume, o kernel Linux 5.11 HWE incluído no lançamento pontual do Ubuntu 20.04.3 LTS é destinado a novas instalações onde o hardware não é totalmente suportado pelo kernel padrão.

Dessa forma, se você estiver usando o Ubuntu 20.04 LTS com o kernel padrão, não receberá o kernel mais recente ao realizar uma atualização.

Além disso, a maioria dos pacotes foram atualizados para suas versões mais recentes para fornecer aos usuários uma mídia de instalação atualizada para que eles não tenham que baixar centenas de atualizações dos repositórios após uma nova instalação ser realizada.

A versão Ubuntu Desktop vem com o mesmo ambiente de desktop GNOME 3.36.8 por padrão, enquanto o resto das versões oficiais (Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie e Ubuntu Kylin) incluem os mesmos ambientes de desktop que foram usados ​​em a versão anterior do point release.

O próximo lançamento pontual será o Ubuntu 20.04.4 LTS, agendado para fevereiro de 2022.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu 20.04.3 LTS

Os usuários existentes precisam apenas garantir que suas instalações estejam sempre atualizadas, instalando todas as atualizações mais recentes dos repositórios usando os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade no aplicativo Terminal.

As imagem ISO do Ubuntu 20.04.3 LTS já pode ser baixada acessando os seguintes links:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile