A Canonical finalmente revelou o codinome completo do seu próximo lançamento, e o Ubuntu 19.10 será chamado Eoan Ermine. Confira o significado desse apelido.
Nós já conhecíamos a primeira parte do codinome do Ubuntu 19.10 como sendo “Eoan” quando a Canonical iniciou o ciclo de desenvolvimento e liberou as primeiras compilações diárias, mas não tínhamos ideia de qual animal começa com a letra E que a empresa decide adicionar o próximo sistema operacional.
Agora, finalmente foi revelado que a segunda parte do codinome será “Ermine” (Arminho), ou seja, o sistema se chamará Eoan Ermine.
- Ubuntu 19.10 chegará ao fim da vida no dia 17 de julho de 2020
- Canonical corrigiu uma regressão do kernel no Ubuntu 20.04, 19.10 e 18.04
- kernel do Ubuntu foi atualizado para corrigir uma única falha
- Como instalar o KDE Plasma 5.17 no Ubuntu 19.10 e derivados
Ubuntu 19.10 será chamado Eoan Ermine
Definido o nome, você deve estar se perguntando: o que é um arminho?
Bem, de acordo com a Enciclopédia do Novo Mundo, o Arminho é um nome comum dado a uma pequena doninha do norte chamada Mustela erminea.
O Arminho é caracterizado por um corpo longo com pernas curtas, cauda preta e cauda curta, e um pêlo marrom escuro, mas apenas nos meses de verão, porque fica branco no inverno.
Em um artigo anterior, já comentei que o sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) será lançado no dia 17 de outubro de 2019, mas vale lembrar novamenteo, juntamente com o fato de que a versão beta estará disponível para testes públicos em 26 de setembro.
Como nas versões anteriores, o Ubuntu 19.10 não terá pré-lançamentos Alpha durante o seu ciclo de desenvolvimento.
E certamente deve ser um ciclo de lançamento interessante, já que é o ciclo anterior ao Ubuntu 20.04 LTS.
Para o Ubuntu 19.10, esperamos que o Linux 5.3, GNOME 3.34, Mesa 19.2, potencialmente o Python 3 seja a única versão Python no repositório principal, a sessão do X.Org ainda seja a padrão, um novo instalador de desktop que ofereça integração com o ZFS sistema de arquivos, e muitas outras mudanças.
Resumindo tudo: espero que o Ubuntu 19.10 (agora também Eoan Ermine) seja lançado com o próximo ambiente de desktop GNOME 3.34 por padrão, assim como as mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto que devem estar disponíveis em torno de sua data de lançamento.
Como sempre, cobrirei todo o ciclo de desenvolvimento. Portanto, fique atento às novidades mais interessantes sobre o Ubuntu 19.10, que serão reveladas nas próximas semanas e meses.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o client CLI para Heroku no Linux via Snap
- qBittorrent 4.1.6 lançado com várias correções de bugs
- Firefox 66.0.4 lançado com correção para Addons desativados
- Red Hat Enterprise Linux 8 lançado oficialmente – Confira as novidades
- Como instalar o programa IRPF 2019 no Linux via arquivo JAR [Atualizado]