Seguindo o cronograma estabelecido, finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 19.10 e derivados oficiais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte tanto da comunidade quanto profissional.
A comunidade Ubuntu é construída com base nas ideias do Manifesto do Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser usadas por pessoas em seu idioma local e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter liberdade para personalizar e altere seu software da maneira que achar melhor.
A Canonical lançou hoje o Ubuntu 19.10, a versão mais recente de um dos mais populares sistemas operacionais baseados em Linux do mundo, incorporando as mais novas tecnologias GNU/Linux e o mais recente softwares de código aberto.
O Ubuntu 19.10 é uma ramificação de curta duração do sistema operacional Ubuntu Linux, suportado pela Canonical com atualizações de software e segurança por nove meses, até janeiro de 2020.
Ele será suportado em arquiteturas de hardware de 64 bits (amd64) para todos os tipos, exceto o Ubuntu Server, que também é suportado em arquiteturas ARM64 (AArch64), IBM System z (s390x), PPC64el (Power PC 64 bits Little Endian) e Raspberry Pi 2/ARMhf.
É um lançamento para o usuário avançado do Ubuntu que quer ter o mais recente software e tecnologias GNU/Linux em seu computador pessoal.
É claro que os usuários também podem atualizar a partir do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) ou de uma versão anterior do LTS, mas não é recomendável fazê-lo devido à curta duração.
Agora, parece que a espera acabou, e você já pode baixar o sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) e todos os sabores oficiais.
Embora a Canonical ainda não tenha publicado um anúncio oficial do Ubuntu 19.10, que está sendo desenvolvido nos últimos seis meses, eles divulgaram as imagens ISO para todos os sabores oficiais.
Mais sobre o Ubuntu 19.10
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 19.10
Como atualizar para o Ubuntu 19.10 na versão desktop
Como atualizar para o Ubuntu 19.10 via terminal (server e desktop)
Ubuntu 19.10 já está disponível para download! Baixe agora e instale
Ubuntu MATE 19.10 lançado com o mais recente MATE Desktop e novos aplicativos
Kubuntu 19.10 lançado com o KDE Plasma 5.16 e muito mais
Xubuntu 19.10 lançado com Xfce 4.14, ZFS na raiz e muito mais
UbuntuStudio 19.10 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
Lubuntu 19.10 lançado – Confira as novidades e veja conde baixar
Ubuntu Budgie 19.10 lançado – Confira as novidades e baixe
Ubuntu Kylin 19.10 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
Novidades do Ubuntu 19.10
Apelidado de Eoan Ermine, o Ubuntu 19.10 vem com a mais recente série de kernel Linux 5.3 e ambiente de desktop GNOME 3.34, uma cadeia de ferramentas atualizada e vários novos recursos e melhorias, entre os quais podemos mencionar drivers Nvidia incorporados, opções adicionais de proteção padrão ativadas no GCC, suporte a WPA3, ZFS na raiz no instalador e novos temas.
Os destaques da versão Ubuntu 19.10 incluem drivers proprietários da Nvidia incorporados na imagem ISO para melhorar o desempenho, a suavidade e as taxas de quadros em jogos, bem como para usuários de IA/ML com hardware Nvidia, suporte para o mais recente padrão de segurança WPA3 Wi-Fi, novos recursos de borda para o MicroK8s, suporte para compartilhamento de DLNA ativado por padrão para compartilhar vídeos em sua TV inteligente e sistema de arquivos ZFS experimental para raiz, implementado no instalador.
Em termos de software, o Ubuntu 19.10 é fornecido com o ambiente de desktop GNOME 3.34 mais recente, com novas variantes claras e escuras do tema Yaru, a capacidade de executar aplicativos Xwayland como root/sudo, o navegador Chromium como um piscar de olhos e a capacidade de conectar-se uma unidade USB e acesse-a diretamente da estação.
Os aplicativos padrão incluem o navegador Mozilla Firefox 69, suíte de escritório LibreOffice 6.3, cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68, além do sistema de som PulseAudio 13.0.
Sob o capô, o Ubuntu 19.10 é equipado com as melhores e mais recentes séries de kernel Linux 5.3, que oferecem suporte para GPUs AMD Navi, monitores ARM Komeda, Intel Speed Select em servidores Xeon, processadores Zhaoxin x86 para estações de trabalho, além de novos chips ARM, e LZ4 como algoritmo de compactação initramfs padrão em todas as arquiteturas para uma inicialização mais rápida.
Ele também vem com novas opções de proteção padrão ativadas no compilador do sistema GCC para segurança extra.
A cadeia de ferramentas foi atualizada para o GCC (GNU Compiler Collection) 9.2.1, Glibc (GNU C Library) 2.30, Python 3.7.5, OpenJDK 11, Perl 5.28.1, Rustc 1.37, Ruby 2.5.5, PHP 7.3.8, e Golang 1.12.10.
As cadeias de ferramentas AArch64 e POWER também foram aprimoradas para ativar o suporte de compilação cruzada para as arquiteturas ARM, RISCV64 e S390X.
Na frente do servidor, o Ubuntu 19.10 traz QEMU 4.0, libvirt 5.6, dpdk 18.11.2, Open vSwitch 2.12, MySQL 8.0, OpenStack Train, bem como cloud-init e curtin 19.2.
Há também inúmeras melhorias específicas para os sistemas IBM Z e LinuxONE, nova imagem de convidado otimizada para KVM amd64 qcow2 e imagens ISO de servidor live ppc64el e arm64 prontas para produção.
Por último, mas não menos importante, o Ubuntu 19.10 vem com imagens pré-instaladas de 32 e 64 bits do Raspberry Pi, com suporte pronto para o SBC do Raspberry Pi 4 mais recente e suporte completo para todos os sabores modernos do Raspberry Pi.
Então, simplificando, os destaques dessa atualização do Ubuntu se resumem basicamente a:
- O GNOME 3.34 é a área de trabalho padrão e é bastante empolgante, graças a suas muitas melhorias de upstream, incluindo melhor desempenho e – assumindo que você opta pela sessão não padrão no Ubuntu – suporte muito melhor a Wayland.
- Suporte experimental ao sistema de arquivos ZFS através do instalador da Ubiquity.
- Os drivers da NVIDIA agora estão incluídos no ISO do Ubuntu, embora não sejam particularmente úteis ou importantes, a menos que você esteja implantando em configurações sem Internet. Caso contrário, você poderá fazer o que era possível anteriormente, baixando-os do arquivo, garantindo também que você tenha os drivers mais recentes.
- Linux 5.3 + Mesa 19.2 + GCC 9 são algumas das atualizações de destaque encontradas no Ubuntu 19.10. O GCC 9 é muito importante, especialmente se você estiver construindo software para processadores modernos e outras atualizações de cadeias de ferramentas GNU como o Glibc 2.30. O Linux 5.3 fornece um bom suporte de hardware pronto para uso com o hardware atual e é a versão estável mais recente do momento.
As imagens ISO baixadas podem ser gravadas em unidades flash USB, que permitem inicializar e instalar o Ubuntu 19.10 ou qualquer um dos sabores oficiais no seu computador pessoal, ou simplesmente executá-lo ao vivo sem instalar nada.
Obviamente, você também poderá fazer o download do Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) no site oficial quando a Canonical oficializar o lançamento nas próximas horas.
Este artigo será atualizado a medida que novas informações e links oficiais forem publicados. Fiquem de olho no Blog.
Notas do Ubuntu 19.10
Para mais detalhes, dê uma olhada nas notas de lançamento abaixo (algumas ainda estão sendo atualizadas):
- Ubuntu
- KUbuntu 19.10
- LUbuntu 19.10
- Ubuntu Budgie 19.10
- Ubuntu Kylin 19.10
- Ubuntu MATE 19.10
- Ubuntu Studio 19.10
- Ubuntu Xubuntu 19.10
Baixe e experimente o Ubuntu 19.10
Embora não encoraje os leitores a atualizar uma versão LTS do Ubuntu para uma versão não LTS, você poderá fazê-lo se quiser usar as tecnologias mais recentes.
Se você quiser atualizar seus sistemas, use um dos procedimentos abaixo:
Como atualizar para o Ubuntu 19.10 via terminal (server e desktop)
E se for instalar do zero, use os links abaixo para baixar a imagem ISO do sistema (os links ainda estão sendo atualizados):
- Ubuntu 19.10 (desktop e server)
- KUbuntu 19.10
- LUbuntu 19.10
- Ubuntu Budgie 19.10
- Ubuntu Kylin 19.10
- Ubuntu MATE 19.10
- Ubuntu Studio 19.10
- Xubuntu 19.10
Se você quiser usar o Unity, siga os passos desse tutorial:
Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 19.10 e derivados
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 832