Cosmic Cuttlefish ou Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17

Boa notícia para quem já está testando a próxima versão do sistema da Canonical, o Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17. Confira os detalhes.


O desenvolvimento do Ubuntu 18.10 está a todo vapor e muitas coisas estão começando a aparecer, enquanto outras vem aos poucos.

Cosmic Cuttlefish ou Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17
Cosmic Cuttlefish ou Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17

O Ubuntu 18.10 trará vários novos recursos e melhorias, alguns dos quais a Canonical planejou por um longo tempo, mas não conseguiu implementá-los no recém-lançado Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), devido a seu status de suporte a longo prazo e o foco na estabilidade e confiabilidade.

Apesar de tudo isso, até o momento, o sistema ainda usava a série 4.16 do kernel Linux.

O Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17

Mas a partir de agora, o sistema operacional Ubuntu 18.10 já está usando o kernel 4.17, que basicamente fornece aos usuários um melhor suporte de hardware e alguns novos recursos interessantes.

Lançada em 3 de junho de 2018, a série de kernel Linux 4.17 introduz melhor gerenciamento de energia e suporte a áudio HDMI para placas gráficas AMD no driver gráfico de código aberto AMDGPU, suporte para proteção contra cópia digital HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) da Intel, e suporte para a arquitetura Cannon Lake da Intel.

Além disso, o kernel Linux 4.17 adiciona suporte para a arquitetura Andes NDS32 RISC, mas remove o suporte a várias microarquiteturas, incluindo CRIS, M32R, Blackfin, TILE, FR-V, MN10300, Metag e SCORE.

O suporte para o processador Nvidia Tegra Xavier também está disponível no kernel do Linux 4.17.

O kernel Linux 4.17 também suporta as próximas unidades de processamento gráfico Radeon Vega 12 da AMD e inclui vários outros drivers atualizados, sistemas de arquivos e arquiteturas.

Em desenvolvimento desde o início de maio de 2018, agora faltam apenas dois meses e meio para o lançamento da versão final do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).

E no final desta semana, exatamente no dia 12 de agosto, a próxima série do kernel 4.18 será lançada. Apesar disso, ainda vai demorar um pouco até que essa versão do kernel se torne padrão no Ubuntu 18.10.

Novidades do Ubuntu 18.10

O próximo sistema operacional será lançado com um novo tema em todo o sistema chamado Yaru, junto com uma tela de login renovada, o próximo ambiente de desktop GNOME 3.30, e um monte de outros aplicativos atualizados e componentes principais.

Confira as principais novidades do Ubuntu 18.10! Fique por dentro!

Baixe e experimente o Ubuntu 18.10

As imagens ISO diárias do Ubuntu 18.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.