Ubuntu 18.10 entrou em freeze ou congelamento de recursos

Steve Langasek da Canonical anunciou oficialmente que o desenvolvimento do seu próximo sistema operacional, o Ubuntu 18.10 entrou em freeze ou congelamento de recursos, a partir de 23 de agosto de 2018. Confira os detalhes dessa fase e suas consequências.


A fase de congelamento de recursos no desenvolvimento de um sistema operacional baseado em Linux significa que a próxima versão não receberá novos recursos ou grandes pacotes atualizados, exceto aqueles que corrigem erros críticos.

Ubuntu 18.10 entrou em freeze ou congelamento de recursos
Ubuntu 18.10 entrou em freeze ou congelamento de recursos

O estágio Feature Freeze é um passo muito importante no desenvolvimento de uma distribuição Linux, sinalizando o fato de que os novos recursos já foram lançados para a versão final, e que os desenvolvedores devem concentrar seus esforços apenas no endereçamento de bugs críticos e outros problemas que podem bloquear o lançamento final.

Ubuntu 18.10 entrou em freeze ou congelamento de recursos. E agora?

Steve Langasek, da Canonical, anunciou na última sexta-feira (24/08) que o desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) entrou oficialmente em Feature Freeze e Debian Import Freeze (fase de congelamento de recursos), a partir de 23 de agosto de 2018.

Neste ponto, não haverá novos recursos ou pacotes atualizados, exceto aqueles que consertam bugs.

No entanto, existem atualmente mais de 870 pacotes presos no repositório cosmic-proposed, então os desenvolvedores e contribuintes agora são convidados a resolver quaisquer problemas e liberar o máximo de pacotes possível até a versão beta.

Steve Langasek disse o seguinte:

“Mais uma vez, estamos muito ocupados – proposed com transições em andamento; com 873 pacotes em cosmic-proposed hoje, estamos até um pouco atrasados ​​em relação a onde estávamos neste ciclo para o Bionic. Fizemos um bom progresso na eliminação de bionic-proposed antes do lançamento do Bionic, e com algum esforço, podemos fazer o mesmo novamente para o Cosmic.”

Ubuntu 18.10 beta previsto para lançamento em 27 de setembro de 2018

Com o Feature Freeze em vigor, o próximo marco significativo no cronograma de lançamento do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) será a versão beta, que está programada para ser lançada em um mês a partir da data deste artigo, em 27 de setembro de 2018, e estará disponível para Ubuntu e todos os sabores/variantes.

O Ubuntu 18.10 será o primeiro lançamento do popular sistema operacional Linux que possui um ciclo de desenvolvimento mais simples e aparentemente mais eficiente, consistindo de várias e opcionais chamadas “Testing Weeks” e uma única versão beta antes do lançamento final, que será lançado no dia 18 de outubro de 2018.

Um teste para a Canonical experimentar várias novas tecnologias, o Ubuntu 18.10 utilizará a série 4.17 do kernel Linux, terá vários componentes do ambiente de desktop GNOME 3.30, integração com Android, um novo tema e conjunto de ícones, uma nova tela de login e suporte ao algoritmo de compactação de dados zstd lossless.

O Ubuntu 18.10 também promete ser muito melhor consumo de energia para laptops ajustando as opções de kernel de baixo nível para desligar unidades de disco e controladores USB quando eles não são usados.

Ele também virá com melhorias de compartilhamento de mídia com melhor compatibilidade para DLNA dispositivos inteligentes e fácil criação de compartilhamento SMB (Samba).

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.