Ubuntu 18.04 LTS passou para o Extended Security Maintenance

Depois de atingir o fim do suporte padrão após cinco anos de manutenção, o Ubuntu 18.04 LTS passou para o Extended Security Maintenance.

Sim. A Canonical informou que a série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) fez a transição oficial para o Extended Security Maintenance (ESM) imediatamente em 31 de maio de 2023.

Ubuntu 18.04 LTS passou para o Extended Security Maintenance

Ubuntu 18.04 LTS passou para o Extended Security Maintenance
Ubuntu 18.04 LTS passou para o Extended Security Maintenance

Continuando sua tradição de oferecer suporte comercial na forma de Extended Security Maintenance (ESM) para lançamentos Ubuntu LTS que atingem o fim do suporte padrão após cinco anos de manutenção, o Ubuntu 18.04 LTS agora se junta à oferta Ubuntu 16.04 ESM, que terminará em abril de 2024.

Lançado há cinco anos, em 26 de abril de 2018, o Ubuntu 18.04 LTS agora será suportado pela Canonical com bugs críticos e correções de segurança por mais cinco anos, até abril de 2028, por meio do pacote Extended Security Maintenance (ESM) do Ubuntu Advantage for Infrastructure e oferta de aplicativos.

As empresas que dependem de estabilidade e ainda não conseguem atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu LTS são recomendadas para adquirir a assinatura do Ubuntu Pro se quiserem se beneficiar de mais cinco anos de suporte para suas instalações do Bionic Beaver.

O Ubuntu Pro está disponível para arquiteturas amd64, arm64, s390X e PowerPC para desktops, servidores, dispositivos IoT, nuvens públicas na AWS (Amazon Web Services), Azure e Google Cloud, bem como nas plataformas IBM Cloud e Oracle Cloud.

Mais detalhes sobre a manutenção de segurança estendida estão disponíveis nesse endereço.

Segundo a Canonical:

“Ao assinar o Ubuntu Pro, você pode garantir que sua implantação do Ubuntu 18.04 LTS permaneça totalmente suportada até 2028. Este período de suporte estendido fornece assistência e manutenção contínuas para suas cargas de trabalho.”

Aqueles que não desejam adquirir uma assinatura do Ubuntu Pro devem atualizar suas instalações o mais rápido possível para o Ubuntu 22.04 LTS, que traz um kernel mais novo que suporta mais dispositivos, além de vários pacotes atualizados em comparação aos disponível no Ubuntu 18.04.

A Canonical observa o fato de que o caminho de atualização suportado do Ubuntu 18.04 LTS é via Ubuntu 20.04 LTS e depois para o Ubuntu 22.04 LTS. Instruções e advertências para as atualizações podem ser encontradas aqui e aqui.

Aqueles de vocês que ainda executam o Ubuntu 18.04 após 31 de maio de 2023 não receberão nenhuma atualização de segurança.

Isso significa que suas instalações logo estarão abertas a hackers e oferecerão o potencial de uma grande violação, por isso é importante agir e atualizar o mais rápido possível.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.