O Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland, pois a Canonical anunciou que já efetivou a mudança nas imagens ISOs de construção diária do sistema operacional. Confira os detalhes dessa mudança.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
A decisão de largar o servidor de exibição de Wayland e voltar a usar o Xorg por padrão para o Ubuntu 18.04 LTS “Bionic Beaver” foi tomada há algumas semanas, quando o diretor da Ubuntu Desktop da Canonical, Will Cooke, disse que os principais motivos são a incapacidade de o Wayland suportar o compartilhamento de tela e serviços de desktop remoto, bem como a capacidade de recuperação de falhas do GNOME Shell.
Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland
A partir de agora, as compilações diárias do Ubuntu 18.04 LTS (daily builds) já estão usando o Xorg como servidor de exibição padrão, mas você ainda pode usar a sessão Wayland. Nesse caso, você selecioná-la manualmente na tela de login.
Em uma atualização semanal recente do Ubuntu, Will Cooke confirmou a mudança:
“A sessão padrão já foi trocada para usar o Xorg por padrão. O Wayland ainda está instalado e pode ser selecionado na tela de login.”
Enquanto todas as novas instalações do Ubuntu 18.04 LTS estarão usando o servidor de exibição do servidor X.Org por padrão em vez de Wayland, parece que os usuários do Ubuntu 17.10 que decidirem atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS no dia do lançamento, ainda estarão usando Wayland por padrão. O Ubuntu 17.10 foi o primeiro lançamento do Ubuntu para enviar com a sessão Wayland por padrão.
Wayland é apenas para quem não usam compartilhamento de tela e funcionalidade de área de trabalho remota
Mesmo que a Canonical tenha decidido voltar para o Xorg para o próximo lançamento suportado por longo prazo do Ubuntu, o Bionic Beaver, isso não significa que você não pode usar o servidor de exibição Wayland.
Mesmo a empresa, recomenda Wayland para aqueles que não usam o compartilhamento de tela e a funcionalidade de área de trabalho remota. Por outro lado, ao Wayland ainda não lida com a recuperabilidade do GNOME Shell.
O Ubuntu 18.04 LTS será lançado no dia 26 de abril de 2018, enquanto a versão Final Beta deverá chegar no início mesmo mês.
O sistema operacional usará o mais recente ambiente de trabalho do GNOME 3.28 por padrão com o gerenciador de arquivos mais antigo (Nautilus 3.26), para suportar ícones da área de trabalho e ter suporte a Snaps pré-instalado.
Os adotantes iniciais podem baixar as compilações diárias e experimentá-lo agora mesmo.
Conheça melhor o programa
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como capturar fotos e vídeos usando o fone de ouvido do smartphone
- Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland
- Como adicionar atalhos de aplicativos na área de trabalho do Unity