Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland

O Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland, pois a Canonical anunciou que já efetivou a mudança nas imagens ISOs de construção diária do sistema operacional. Confira os detalhes dessa mudança.


A decisão de largar o servidor de exibição de Wayland e voltar a usar o Xorg por padrão para o Ubuntu 18.04 LTS “Bionic Beaver” foi tomada há algumas semanas, quando o diretor da Ubuntu Desktop da Canonical, Will Cooke, disse que os principais motivos são a incapacidade de o Wayland suportar o compartilhamento de tela e serviços de desktop remoto, bem como a capacidade de recuperação de falhas do GNOME Shell.

Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland
Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland

Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland

A partir de agora, as compilações diárias do Ubuntu 18.04 LTS (daily builds) já estão usando o Xorg como servidor de exibição padrão, mas você ainda pode usar a sessão Wayland. Nesse caso, você selecioná-la manualmente na tela de login.

Em uma atualização semanal recente do Ubuntu, Will Cooke confirmou a mudança:

“A sessão padrão já foi trocada para usar o Xorg por padrão. O Wayland ainda está instalado e pode ser selecionado na tela de login.”

Enquanto todas as novas instalações do Ubuntu 18.04 LTS estarão usando o servidor de exibição do servidor X.Org por padrão em vez de Wayland, parece que os usuários do Ubuntu 17.10 que decidirem atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS no dia do lançamento, ainda estarão usando Wayland por padrão. O Ubuntu 17.10 foi o primeiro lançamento do Ubuntu para enviar com a sessão Wayland por padrão.

Wayland é apenas para quem não usam compartilhamento de tela e funcionalidade de área de trabalho remota

Mesmo que a Canonical tenha decidido voltar para o Xorg para o próximo lançamento suportado por longo prazo do Ubuntu, o Bionic Beaver, isso não significa que você não pode usar o servidor de exibição Wayland.

Mesmo a empresa, recomenda Wayland para aqueles que não usam o compartilhamento de tela e a funcionalidade de área de trabalho remota. Por outro lado, ao Wayland ainda não lida com a recuperabilidade do GNOME Shell.

O Ubuntu 18.04 LTS será lançado no dia 26 de abril de 2018, enquanto a versão Final Beta deverá chegar no início mesmo mês.

O sistema operacional usará o mais recente ambiente de trabalho do GNOME 3.28 por padrão com o gerenciador de arquivos mais antigo (Nautilus 3.26), para suportar ícones da área de trabalho e ter suporte a Snaps pré-instalado.

Os adotantes iniciais podem baixar as compilações diárias e experimentá-lo agora mesmo.

Conheça melhor o programa

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.