Steve Langasek da Canonical anunciou oficialmente que o desenvolvimento do seu próximo sistema operacional, o Ubuntu 18.04 LTS entrou em freeze ou congelamento de recursos, a partir de 1º de março de 2018. Confira os detalhes dessa fase e suas consequências.
- Como adicionar um botão Show Desktop no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 20.04 LTS (ou superior) e derivados
- Como ter a função Gksu no Ubuntu 18.04 LTS ou superior
O estágio de congelamento de recursos no desenvolvimento de um sistema operacional baseado em Linux significa que a próxima versão não receberá novos recursos ou grandes pacotes atualizados, exceto aqueles que corrigem erros críticos.
Ubuntu 18.04 LTS entrou em freeze ou congelamento de recursos. E agora?
Antecipando essa parada na recepção de novos recursos, o Ubuntu Release Team enviou todos os pacotes para o repositório proposed do bionic, antes do prazo de congelamento do recurso em 1 de março de 2018.
O problema é que atualmente, mais de 800 pacotes estão presos no repositório proposed do Bionic. Em comparação, havia apenas 110 pacotes esperando no mesmo repositório, no final do ciclo de desenvolvimento Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark).
Por conta disso, a Canonical convidou todos os desenvolvedores e contribuidores a resolver quaisquer problemas e libertar o maior número de pacotes possível, até o lançamento da versão beta na próxima semana.
O ciclo de desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS, que será o sétimo lançamento LTS (Long Term Support) da Canonical e será suportado nos próximos cinco anos, foi realmente muito ocupado e bastante estressante para os engenheiros do Ubuntu.
Esse ritmo mais intesso ainda para as variantes/sabores do sistema. Tanto, que eles não conseguiram liberar nenhum dos dois milestones Alfa programados (alguém aí viu anúncio de Alpha do Ubuntu 18.04?).
A próxima fase no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 18.04 LTS será a primeira versão beta, que só estará disponível para sabores como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, e etc.
Próxima fase: beta 1 e beta final
De acordo com o cronograma de lançamento oficial, o lançamento da Beta 1 está agendado para 8 de março e dará aos usuários a capacidade de testar a condução dos próximos sistemas operacionais.
Depois disso, o Beta final será lançado no início de abril, no dia 5, quando o Ubuntu também participará, finalmente ficando disponível para testes públicos, antes do lançamento de 26 de abril.
Sendo um lançamento LTS, o Ubuntu 18.04 LTS se concentrará mais na estabilidade e confiabilidade do que nos novos recursos. Ele será alimentado pelo kernel Linux 4.15 mais recente, e por padrão, virá com o próximo ambiente GNOME, a versão 3.28.
Outro aspecto importante do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS é que ele será lançado com o antigo servidor de exibição do X.Org Server, por padrão, em vez da próxima geração do Wayland, que atualmente é usado no sistema operacional Ubuntu 17.10.
Além disso, o Ubuntu 18.04 LTS também incluirá o novo recurso “Minimal Installation” (instalação minima) e o aplicativo GNOME To Do.
Testando o Ubuntu 18.04
Para saber experimentar a mais recente versão de desenvolvimento do Ubuntu 18.04 LTS, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como instalar um Facebook Messenger no Linux com o Messenger for Desktop
- Ubuntu 18.04 LTS entrou em freeze ou congelamento de recursos
- Ubuntu 16.04.4 LTS lançado – Confira as novidades e baixe