Canonical lançou uma imagem do Ubuntu 18.04.1 para Microsoft Hyper-V

Para ajudar quem quer usar seu sistema no Windows via máquina virtual, a Canonical lançou uma imagem do Ubuntu 18.04.1 para Microsoft Hyper-V. Confira os detalhes dessa novidade.


Já tem muito tempo que é possível executar o Linux dentro do Windows, graças a camada WSL (Windows Subsystem for Linux). Apesar disso, muitos ainda preferem usar máquinas virtuais nesse sistema.

Canonical lançou uma imagem do Ubuntu 18.04.1 para Microsoft Hyper-V
Canonical lançou uma imagem do Ubuntu 18.04.1 para Microsoft Hyper-V

E para ajudar nisso, a canonical tem trabalhado para fazer com que o Ubuntu seja executado no Hyper-V da Microsoft da melhor maneira possível.

Canonical lançou uma imagem do Ubuntu 18.04.1 para Microsoft Hyper-V

Após o anúncio, no início deste ano em que a Canonical e Microsoft uniram para melhorar a virtualização Linux no Windows 10 Pro, finalmente saiu a primeira versão estável do Ubuntu para o Hyper-V.

A declaração vem diretamente do blog do Ubuntu, mais especificamente de Will Cooke, responsável pela divisão de distribuição desktop.

Ele explica que graças ao recolhimento de dados estatísticos divulgados na última LTS:

“Sabemos que muitas pessoas estão usando o Ubuntu em um máquina virtual, por isso queremos que essa experiência seja o mais transparente possível.”

Assim, a partir de agora os interessados em usar o Ubuntu no Hyper-V irão encontrar uma imagem otimizada para o hipervisor da Microsoft, já disponível na Galeria Hyper-V no Windows 10 pro.

Outras melhorias notáveis ​​nesta versão incluem uma melhor integração da área de transferência, a escala de desktop dinâmico, pastas compartilhadas entre anfitrião e convidado e melhor experiência com o mouse quando se muda de um para outro, tudo graças à nova implementação do XRPD, pré-configurado para ser executado por padrão, logo após a instalação do sistema.

O XRDP é uma implementação de código aberto baseada no próprio protocolo da Microsoft, cujo desenvolvimento foi diretamente contribuído pela empresa.

Claro, apenas para Xorg, nada de Wayland. No entanto, na Canonical eles parecem estar bastante satisfeitos com o resultado.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Rodrigo Lilge

Entusiasta do software livre, colaborador no blog do Edivaldo, nerd de carteirinha, jogador por paixão e usuário Linux desde um tempão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.