O segundo beta do próximo Ubuntu 16.04 Xenial Xerus foi lançado nessa sexta-feira (25). Conheça mais um pouco sobre ele e descubra onde baixar a distro.
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Como instalar o Flash Player Ruffle no Linux via Flatpak
- Ruffle, um emulador que permite rodar os jogos clássicos em flash
- Como instalar o JPEXS Free Flash Decompiler no Linux via Flatpak
- Como Instalar o Adobe Flash Player no Ubuntu e derivados
- Como instalar o programador CH341A IMSProg no Ubuntu
- O jeito fácil de instalar codecs multimídia, Flash, Google Chrome e outros recursos após a instalação do Ubuntu no computador
Ubuntu 16.04 Beta 2 está disponível através de imagens não só para o Ubuntu desktop, Desktop, Server, Cloud e Core, mas também Kubuntu, Lubuntu, Mythbuntu, Ubuntu GNOME, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio e Xubuntu.
Importante: atualmente existe um bug que afeta a atualização do Ubuntu 14.04 para o 16,04, com isso, não há como fazer o upgrade por enquanto! Espero que a correção disso saia no próximo release. 🙂
Novidades do Ubuntu 16.04 beta 2
Ubuntu 16.04 Beta 2 inclui algumas mudanças interessantes, incluindo uma opção para mover o Lançador Unity para a parte inferior da tela, ações de sessão (desligar, reiniciar, etc.) disponíveis no Dash, a substituição da Central de programas do Ubuntu Software pelo app GNOME Software e muito mais.
Outra importante mudança no Unity do Ubuntu 16.04 é que as pesquisas on-line no Dash estão desativados por padrão. Contudo, o recurso de pesquisa on-line no Dash não foi removido e os usuários podem ativá-lo através das Configurações do sistema, na opção “Segurança e Privacidade” e aba “Pesquisa” (search).
O plano inicial era que, mesmo depois de ativar o recurso de busca on-line Dash, resultados da Amazon e Skimlink permaneceriam desativados, até que o usuário fizesse uma ativação novamente. No entanto, esta opção não está assim no Ubuntu 16.04, pelo menos por enquanto.
Uma opção para alternar a visibilidade do menu (auto ocultar / sempre visível) agora está disponível em Configurações do Sistema (anteriormente só estava disponível através do Editor dconf e outras ferramentas de terceiros).
Agora, o Unity Workspace Switcher vem com quicklists.
O gerenciador de arquivos (Nautilus) está agora integrado com o Lançador do Unity, para que cada ícone do dispositivo disponível no Lançador só administre a janela relativa, enquanto o ícone de arquivos (Nautilus) coincide com os outros pontos de vista. Por exemplo, se você clicar no ícone da Lixeira (ou dispositivos USB, etc.), a janela Nautilus que se abre é gerenciada a partir do ícone da Lixeira, e não a partir do ícone Nautilus do Lançador;
Outra mudança é a introdução do GNOME Calendar (3.19.92 nesse beta 2) como um aplicativo padrão. Introduzido pela primeira vez como um aplicativo “preview” com o GNOME 3.16, o Calendar apresenta visualizações de mês e ano, a pesquisa de calendário e permite a adição de calendários a partir de arquivos ou URLs remotas. Além disso, o aplicativo integra-se com contas on-line, para que ele possa exibir e sincronizar os eventos do Google Calendar.
Para ver mais detalhes, assista o vídeo abaixo:
Aplicativos padrão disponíveis com o Ubuntu 16.04 beta 2
Os aplicativos padrão disponíveis com o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus beta final, incluem o Firefox 45.0.1, Thunderbird 38.6, Rhythmbox 3.3, LibreOffice 5.1.1 (cujo padrão é o tema Breeze no Ubuntu), Transmission 2.84, Deja Dup 34.1 e Shotwell 0.22.0+git, em cima Unity 7.4.0 (build diária a partir de 21 de março) e GTK+ 3.18.9.
Sob o capô, Xenial Xerus beta 2 vem também com Mesa 11.1.2, Xorg server 1.18.1 e o Ubuntu Linux Kernel 4.4.0-15.31, basedo no upstream do Linux Kernel 4.4.6.
Com o Ubuntu 16.04, há duas aplicações que já não estão disponíveis por padrão, muito provavelmente, porque elas não tiveram um grande lançamento em anos: Empathy and Brasero. E infelizmente, outros aplicativos não foram adicionados em seu lugar. Então, por padrão, o Ubuntu 16.04 não será lançado com um aplicativo de mensagens instantâneas e nem uma ferramenta de gravação de CD/DVD.
Quanto a outras aplicações do GNOME, o Ubuntu 16.04 beta final vem com GNOME 3.18 para a maior parte, e inclui otem 3.18.1, Terminal 3.18.3, Gedit 3.18.3, Eye of GNOME (visualizador de imagens) 3.18.2, System Monitor 3.18.2, Disks 3.18.3.1 e Evince 3.18.2.
Entre os aplicativos que não são do GNOME 3.18, as exceções são o Gnome Software e Calendar, (mencionados acima) e o Nautilus (Arquivos), que ainda está na versão 3.14.3.
Conheça melhor a distribuição Ubuntu
Para saber mais sobre a distribuição Ubuntu, clique nesse link.
Notas do Ubuntu 16.04 beta 2
Para saber mais sobre o Ubuntu 16.04 Alpha 2, acesse a nota de lançamento.
Para ver as notas de lançamentos das imagens do Ubuntu 16.04 beta 2, acesse o seguintes links:
Lubuntu
Ubuntu GNOME
Ubuntu MATE
UbuntuKylin
Ubuntu Studio
Xubuntu
Kubuntu
Baixe e experimente o Ubuntu 16.04 beta 2
Antes de fazer qualquer coisa, esteja ciente de que versões beta não são adequadas para quem necessita de um sistema estável ou não se sente confortável com os ocasionais, e até mesmo frequentes, bugs e quebras de sistema.
No entanto, versões beta são recomendadas para desenvolvedores de variantes do Ubuntu e para aqueles que querem ajudar nos testes, elaboração de relatórios e correção de bugs, que serão usados para preparar a versão final para as próximas etapas do desenvolvimento do Ubuntu.
Para esses, a imagem ISO do Ubuntu 16.04 beta 2 já pode ser baixada acessando o link abaixo:
Ubuntu 16.04 Xenial Xerus beta 2
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
Ubuntu Desktop, Server e Snappy Core
Ubuntu Cloud Server
Ubuntu Netboot
Lubuntu
Ubuntu GNOME
Ubuntu MATE
UbuntuKylin
Ubuntu Studio
Xubuntu
Kubuntu
Cronograma de lançamento do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus
De acordo com o cronograma de lançamento do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, a versão estável estará disponível em uma quinta-feira, no dia 21 de abril de 2016.
Como em versões anteriores, nos dois primeiros Alpha e o Beta 1 serão lançadas imagens ISO apenas dos derivados oficiais do Ubuntu e somente o Beta Final e o Release Candidate terão uma imagem ISO com o Unity, disponível para download.
O cronograma de lançamento do Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus ficou assim:
Ubuntu 16.04 LTS Alpha 1 – 31 de dezembro de 2015
Ubuntu 16.04 LTS Alpha 2 – 28 janeiro de 2016
Ubuntu 16.04 LTS Beta 1 – 25 de fevereiro de 2016
Ubuntu 16.04 LTS Beta 2 (final) – 24 de março de 2016
Ubuntu 16.04 LTS Release Candidate – 14 de abril de 2016
Ubuntu 16.04 LTS versão final – 21 de abril de 2016
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação do Ubuntu
Fique de olho no Blog que será postado algo sempre que surgir alguma novidade ou for lançada uma das versões do cronograma acima.
Via Ubuntu Fridge
O que está sendo falado no blog hoje
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.